Integração da Biblioteca Pública com Dragão do Mar: reserva técnica e novo anfiteatro

30 de janeiro de 2014 - 13:14

Reunião de partida realizada na manhã desta quinta-feira, 30/1, no hall do Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar, marcou o início das obras de integração da Biblioteca Pública Menezes Pimentel ao Dragão do Mar. Contando com R$ 2.009.166,08 em investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, as obras de integração e da nova fachada da Biblioteca têm prazo de conclusão de 90 dias e antecedem a reforma geral do equipamento, que contará com investimento de R$ 14 milhões, conforme destacou o secretário da Cultura do Ceará, Paulo Mamede. As obras de integração incluem construção de reserva técnica para o Memorial da Cultura Cearense, do Dragão do Mar, e um novo anfiteatro.

A Biblioteca Menezes Pimentel foi o primeiro equipamento que visitei, ao assumir a Secretaria da Cultura. É um equipamento que contempla todas as linguagens e tem uma enorme importância para a sociedade. Por isso estamos iniciando as obras da integração com o Dragão e vamos, em fevereiro, iniciar a reforma geral, em todos os setores da Biblioteca”, ressaltou Paulo Mamede, agradecendo ao superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), do Governo do Estado, Quintino Vieira, e ao superintendente adjunto, Sílvio Campos, ambos presentes à reunião de partida. Assim como representantes da empresa Concreta Engenharia Ltda, responsável pelos serviços, que também incluem melhorias nos acessos e no estacionamento da Biblioteca.

Estamos conseguindo viabilizar as reformas em todos os equipamentos culturais do Estado. Nosso compromisso é entregá-los à população, em plenas condições de uso e com programação de qualidade”, acrescentou Paulo Mamede, citando as obras em equipamentos tão diversos como o Cine São Luiz (que se tornará Cine-teatro) e o Theatro José de Alencar, o Memorial de Cego Aderaldo, em Quixadá, e o Centro Cultural Bom Jardim, além do próprio Centro Dragão do Mar.

Presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Paulo Linhares apontou a integração com a Biblioteca Menezes Pimentel como “um sonho do Dragão”. “Houve uma longa negociação entre os arquitetos responsáveis pelo Dragão e pela Biblioteca, para podermos ter uma integração de qualidade, incluindo a reserva técnica do Museu da Cultura do Ceará, em padrão internacional, e um novo anfiteatro”, enfatizou.

A integração vai fazer com que a Biblioteca dialogue com o Dragão, a partir da fachada, do projeto arquitetônico”, acrescentou Paulo Linhares, frisando que as obras de integração coincidem com os 15 anos do centro cultural, a serem comemorados em abril, incluindo novas reformas e um novo projeto de iluminação artística para o Dragão e o entorno do centro cultural, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

O investimento do Governo do Estado no conjunto de equipamentos culturais foi destacado pelo superintendente do DAE, Quintino Vieira. “Quem de nós não assistiu a um filme no São Luiz? E aqui a reforma da Biblioteca vai beneficiar os estudantes que vêm para a Biblioteca e merecem todo o conforto”.

Equipamentos

Ao todo, os recursos já garantidos pelo Governo do Estado para investimento na realização das obras no conjunto de equipamentos culturais chega a R$ 74 milhões, incluindo a instalação de um novo equipamento, o Centro de Cultura e Memória engenheiro João Felipe, a se localizar nos galpões da antiga RFFSA, no Centro de Fortaleza. O Centro de Cultura e Memória terá, entre seus equipamentos, a Pinacoteca do Estado do Ceará, o Centro de Referência da Gravura, o Museu da Imagem e do Som (MIS-CE) e o Criativa Bureau. Entre os equipamentos beneficiados estão o Museu do Ceará, o Arquivo Público do Estado, o Arquivo Intermediário e a Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524Dalwton Moura