Theatro José de Alencar: Wilemara Barros comemora 50 anos apresentando “Corpornô”

29 de janeiro de 2014 - 17:03

 

Com o espetáculo Corpornô, mais recente trabalho da Cia Dita, a bailarina Wilemara Barros vai comemorar seus 50 anos, no palco do Theatro José de Alencar, nos dias 30, 31 de janeiro e primeiro de fevereiro, sempre às 19h. O espetáculo estreou em abril de 2013, no Festival Nacional de Dança do Cariri, e passou por duas temporadas em Fortaleza. Recentemente foi apresentado na Bienal Internacional de Dança do Ceará, nas cidades de Fortaleza e Itapipoca. Corpornô, dirigido pelo coreógrafo Fauller, risca uma linha tênue entre o erotismo e a pornografia; mergulhando em nossas profundezas, lidando com o que existe de animal, social, humano e inumado em cada um de nós.

Wilemara Barros iniciou-se na dança ainda criança e há 30 anos, entre outras atividades profissionais, ministra aula para várias gerações da dança no Ceará. Ela integra a Cia Dita, do coreógrafo Fauller. Dia 30 de janeiro, a Cia Dita entra em cartaz no TJA Canteiro de Obras com Corpornô, o mais recente trabalho da companhia. Abre, assim, as comemorações dos 50 anos da Wila, como é conhecida no meio da dança.

Cia. Dita

A Cia Dita é um “lugar de procura”, pesquisa e produção artística. Em seus dez anos tem focado sua pesquisa no trânsito e na interlocução de diferentes linguagens, como: dança, vídeo, performance, fotografia e literatura. Ao longo dessa trajetória, a Cia vem circulando com seus projetos e espetáculos por eventos que se relacionam com a dança e com outras linguagens, dentro e fora do Brasil, como: Mostra Fora Do Eixo (SP), Encontro Coreográfico de Santo André (SP), FID – Fórum Internacional de Dança (MG), Festival Ibero-Americano de Cinema do Ceará – Cine Ceará, Festival Internacional de Cinema de Brasília, Simpósio Internacional de Filosofia de Fortaleza, Bienal Internacional de Dança do Ceará, Encontro Internacional de Artes Cênicas (Zona de Transição), Vazio Festival (AM), Festival Panorama de Dança (RJ), Festival de Dança de Joinville, Festival do Teatro Brasileiro (MG e ES), Festival Brasil Move Berlim, Festival Brasil em Chile, Chile en Brasil, Conexão Cabo Verde e Festival Palco Giratório SESC Nacional, dentre outros.

Fauller

Iniciou seus estudos em dança na I Bienal de Dança do Ceará (1997). Em 1999 passou a integrar como bailarino, o Colégio de Dança do Ceará. Em 2000 inicia suas pesquisas coreográficas.

No ano seguinte estréia seu primeiro projeto: “Um Momento Delicado” (Espetáculo e vídeo-dança, apresentados respectivamente na III Bienal de Dança do Ceará e XII Cine Ceará).

Em 2003 cria a Cia.DITA, estreando o espetáculo “De-vir”.

Em 2005, Fauller concebeu o espetáculo INC., e foi contratado pela companhia francesa “Association Fin Novembre”, estreando no mesmo ano o trabalho “Cover” sob direção de Rachid Ouramdane.

Participou ainda das montagens de “Mauvais Genre” sob direção de Allain Buffard (V Bienal de Dança do Ceará), e “And” sob direção de Gary Stevens (10º Festival Panorama) no Rio de Janeiro.

Em 2007, Fauller participa do projeto “Colaboratório”, encontro de coreógrafos da América do Sul e Europa, e cria a instalação “Produto de 1ª”.

Em 2008, cria o espetáculo “Óbvio”. Em 2009 cria “L’après Midi d’un Fauller” e em 2013 cria “Corpornô”

Nos últimos anos, Fauller tem apresentado seus trabalhos coreográficos no Brasil, Europa, África e America do Sul, passando por festivais como Festival Panorama (Rio de Janeiro -2007-2009), Brasil Move Berlim (Alemanha 2007-2009), FID – Fórum Internacional de Dança (Belo Horizonte 2008), Palco Giratório – Circulação Nacional SESC, e Festival de Dança de Joinville (2012) como bailarino e/ou coreógrafo.

Serviço:

Corpornô – Cia Dita – Direção coreográfica: Fauller

Quinta a sábado – 30 e 31 de janeiro e primeiro de fevereiro -19h, no Theatro José de Alencar.

R$ 10 e 20 – 120 lugares

* Venda de ingressos na bilheteria do TJA uma hora antes do início da sessão

18 anos