Edital de Apoio Cultural da Petrobras para o Ceará deve ser lançado em fevereiro

22 de janeiro de 2014 - 20:39

Nesta quarta-feira, 22/01, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, o secretário-executivo da Secult, Paulo Victor Feitosa, se reuniu com a gerente setorial de Patrocínio Cultural da Petrobras, Taís Reis, para tratar dos detalhes do Edital Regional de Apoio Cultural que a companhia deve lançar ainda em fevereiro no Ceará. De acordo com o secretário-executivo Paulo Victor, a negociação, iniciada em outubro de 2013, por iniciativa da Secult, prevê o apoio financeiro da Petrobras a projetos já aprovados na Lei de Incentivo à Cultura do Ceará.

“Este é um formato que já vem acontecendo em outros estados, como Minas Gerais, onde no final do ano passado a empresa lançou seleção pública com apoio de R$ 10 milhões em três áreas, além dos recursos destinados à programação de equipamentos”, afirmou Paulo Victor. A expectativa, segundo o secretário executivo, é que o investimento da empresa em projetos culturais no Ceará seja superior, mas os valores devem ser definidos a partir da semana que vem.

Petrobras Cultural

O programa Petrobras Cultural, já desenvolvido pela empresa, aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural. Desde 2003 a seleção pública do Petrobras Cultural destinou R$ 380 milhões a 1.448 projetos de todo o país.

Linhas de atuação do Petrobras Cultural

– Preservação e Memória: projetos de proteção à memória das artes no Brasil, patrimônio imaterial e ações de recuperação e organização de acervos em museus, arquivos e bibliotecas, bem como de restauro de patrimônio edificado e apoio a parques arqueológicos.

– Produção e Difusão: projetos com ações de produção em todos os segmentos culturais, além de ações de difusão e democratização do acesso à cultura.

– Formação: projetos que integram arte e cultura à educação, ampliando as possibilidades de recepção crítica das artes e outras manifestações.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524 Dalwton Moura
(85) 8878.8805 Raimundo Madeira
(85) 9608.5822
Sonara Capaverde
(85) 3101.6761

imprensa@secult.ce.gov.br