Solenidade e programação artística em Aquiraz marcaram comemoração do Dia do Ceará.

18 de janeiro de 2014 - 09:37

Os 215 anos de emancipação do Ceará foram comemorados ao final da tarde de sexta-feira, 17 de janeiro, na Praça da Matriz de Aquiraz, primeira capital do Estado. A solenidade pelo Dia do Ceará, que faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei 13. 470/2004, contou com a presença do secretário da Cultura, Paulo Mamede, representando o governador Cid Gomes, do prefeito de Aquiraz, Fernando Guimarães, e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque. O evento foi aberto com a Banda de Música da Polícia Militar e com a Banda de Música Virgílio Coelho, de Aquiraz.

Na praça rodeada por edificações históricas, como o Museu Sacro São José de Ribamar e a Igreja Matriz de Aquiraz, o hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil antecedeu uma homenagem entregue à família de Mestre José Pereira Oliveira, um dos mestres da cultura tradicional popular reconhecidos pelo Governo do Estado. Falecido em dezembro último, Mestre Oliveira foi lembrado pela riqueza e pelo significado de sua arte na produção de miniaturas de jangadas. Sua filha Alexandra Oliveira foi agraciada, na solenidade desta sexta-feira, com a Medalha Capitão Mor. “Ficamos satisfeitos em ver essa homenagem sendo prestada a uma pessoa que dedicou a sua vida a uma arte tão bonita, fazendo peças com tantos detalhes e sensibilidade”, declarou Alexandra.

O secretário da Cultura do Estado, Paulo Mamede, destacou a importância histórica da data. “Que a gente comemore com orgulho o dia em que o Ceará se emancipou”, conclamou, ressaltando a importância do patrimônio cultural, “que nos identifica como povo”.

“Por isso precisamos preservar e colocar em plenas condições de funcionamento os equipamentos culturais do Estado, como o Museu Sacro São José de Ribamar. Os equipamentos precisam estar em condições de receber a população com o conforto e a decência que ela merece”, enfatizou o secretário, citando as obras pelas quais todos os equipamentos culturais do Estado passarão até o final deste ano.

“É com muita satisfação que representamos este município, em mais um ano em que se comemora o dia da emancipação do Ceará”, destacou, por sua vez, o prefeito de Aquiraz, Fernando Guimarães, lembrando os 315 anos da cidade, durante a solenidade na qual foram executados os hinos de Aquiraz, do Ceará e do Brasil. AS comemorações ainda contaram com apresentações do humorista Gil Soares e do Grupo de Cultura Tradicional Popular do Ciclo Natalino.

Exposição

Também integrando as comemorações pela data, foi aberta ontem no Museu do Ceará, em Fortaleza, uma exposição fotográfica sobre a feitura de rabeca pelo Mestre Vino, luthier de Irauçuba, no Museu do Ceará. A exposição permanece aberta ao público até 17 de fevereiro, das 9h às 17h, com entrada franca. O Museu do Ceará fica na Rua São Paulo, 51, Centro.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524 Dalwton Moura