Secult divulga resultado final do Edital Agentes de Leitura do Ceará 2014

15 de janeiro de 2014 - 15:39

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará divulga nesta quarta-feira, 15, a relação dos 237 selecionados para o  projeto “Agentes de Leitura do Ceará – 2014”. De acordo com a coordenadora do Projeto, Norma Santana, todos serão convocados, via email,  ainda este mês, para a assinatura dos contratos. “A nossa previsão é concluir esta etapa ainda em janeiro para no dia 2 de fevereiro iniciarmos as atividades de formação”, afirmou. O edital no valor de R$ 1.270.000,00, oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, prevê uma bolsa de complementação de renda com valores que variam de R$ 400,00/mês a 1.800,00/mês, além de um kit de bicicleta, bolsa e acervo bibliográfico, para que estes agentes desenvolvam atividades de mediação de leitura junto a famílias participantes do Programa Bolsa Família.

Municípios contemplados

De acordo com a coordenadora de Política do Livro e da Leitura, Concy Beserra, em 2014 serão contemplados 52 municípios selecionados pelo próprio Fecop. com base nos critérios técnicos (IFAL – Índice de Focalização dos Agentes de Leitura) definidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica – IPECE. Estão selecionados para esta edição os municípios de: Cariri/Centro Sul: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Caririaçu, Farias Brito, Mauriti, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Porteiras; Centro Sul e Vale do Salgado: Acopiara, Cariús e Quixelô; Sertão Central: Boa Viagem, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Choró, Ibicuitinga, Ibaretama, Itatira e Pedra Branca; Litoral Oeste: Chaval, Granja, Martinópole, Miraíma, Morrinhos, Uruoca; Inhamuns: Catunda, Parambu, Ararendá, Independência, Ipaporanga, Aiuaba, Poranga, Novo Oriente, Quiterianópolis, Tamboril; Vale do Jaguaribe/Litoral Leste: Jaguaretama, Potiretama; Sobral/Ibiapaba: Cariré, Croatá, Senador Sá, Mucambo, Viçosa do Ceará, Reriutaba, Santana do Acaraú; Região Baturité: Itapiúna; Região Metropolitana Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

Bolsas

Bolsa Agentes de Leitura –  destinadas aos Agentes de Leitura selecionados que atuarão como mediadores de leitura  junto a 25 (vinte e cinco) famílias, para cada bolsista, de sua comunidade e devidamente inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

b) Bolsa Agentes de Leitura Articuladores – bolsas destinadas aos Agentes de Leitura Articuladores selecionados, que atuarão como co-coordenadores das atividades dos Agentes de Leitura supracitados, assim como também apoiar os representantes municipais do Projeto, nos termos deste Edital, sendo-lhe atribuída a atuação junto às 7.000 (sete mil) famílias e 280 agentes.

c) Bolsa Agente de Leitura Formador –  bolsa destinada ao Agente de Leitura Formador para planejamento e acompanhamento das atividades e dos indicadores de resultados do projeto Agente de Leitura.

d) Bolsa Agentes de Leitura Coordenador –  bolsa destinada ao agente de Leitura Coordenador para o exercício da coordenação técnica do Projeto Agentes de Leitura.

Projeto

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil, é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado/SECULT, junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, posteriormente, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias.

De acordo com aferição, coordenada pela Secult, por meio de aplicação de testes de proficiência leitora, foi registrado um aumento de 44% da compreensibilidade do material lido em relação ao início do projeto, que tem duração média de 10 meses. O Projeto Agentes de Leitura já atua em 43 municípios cearenses, e beneficiou 927 comunidades, realizando o empréstimo de 43.892 livros.

Dúvidas e informações (85) 3101 6794

CONFIRA AQUI O RESULTADO