Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: Circuito de Música Erudita até 30 de janeiro

10 de janeiro de 2014 - 13:21

Neste mês de janeiro, a música orquestrada vai fazer vibrar os ares do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É o Circuito de Música Erudita, que percorrerá todas as semanas do mês e vários espaços do Dragão. Participam deste circuito a Orquestra Filarmônica do Ceará e grupos integrantes da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, que destaca músicos de instrumentos específicos para shows temáticos, palestras sobre música e ainda um belíssimo show em homenagem ao quarteto mais famoso de todos os tempos, os Beatles.

O Circuito estreia neste domingo (12) com o Sax in Cena, o primeiro quarteto profissional de saxofones do Ceará. Oriundos da Orquestra Eleazar de Carvalho, os músicos apresentarão obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno. Na próxima sexta-feira, dia 17, é a vez de o maestro Gladson Carvalho, da Orquestra Filarmônica do Ceará, apresentar o Café Concerto. Segundo o maestro, serão duas horas de apreciação musical, passeando sobre os estilos musicais do barroco à música contemporânea.

“Vou levar violino, viola e violão. Convidar cantores, pianistas e dar o conhecimento necessário às pessoas para que elas saibam o que é uma sinfonia, o que é ópera, orquestra de câmara. Oferecer uma bagagem cultural para a plateia entender melhor como funcionam as orquestras e quais os estilos musicais”, explica. Gladson afirma ainda que a ideia é formar plateia para a música clássica no Ceará. Assim, eventos como o Café Concerto devem acontecer outras vezes ao longo do ano.

Dentro do Circuito de Música Erudita, em janeiro, a Orquestra Filarmônica do Ceará apresenta ainda o Beatles in Concert, no dia 26 de janeiro, às 19h30, no Anfiteatro. “Convidei vários artistas para cantarem Beatles com a Orquestra: Rubber Soul, o tenor Ricardo Máximo, Carol Damasceno. Vamos passear pelos três períodos dos Beatles, das baladas românticas ao rock mais pesado”, adianta o maestro.

Antes do Beatles in Concert, o Quarteto Cearense, da Orquestra Eleazar de Carvalho, apresenta um repertório do barroco ao contemporâneo para instrumentos de cordas.

Para a diretora da Ação Cultural do Dragão do Mar, Fátima Souza, esta é uma grande oportunidade para cearenses e visitantes se aproximarem mais da música clássica e suas diferentes vertentes. “Vamos ver como a música erudita pode dialogar com a música popular e contemporânea. Assim, queremos trazer o público, de todas as idades para esta arte”, comenta.

Confira a seguir a programação confirmada para o Circuito de Música Erudita, do Dragão do Mar.

Sax in Cena
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno.
>> Dia 12, às 18h, no Auditório. Ingressos: R$ 4,00 / 2,00.

Quarteto Cearense
O Quarteto é um dos grupos da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e apresentará repertório que vai do barroco ao contemporâneo.
>> Dia 26, às 18h, no Auditório. Ingressos: R$ 4,00 / 2,00.

Café Concerto

O maestro Gladson Carvalho, da Orquestra Filarmônica do Ceará, passeia e conversa sobre os estilos musicais do barroco à música contemporânea. Munido dos instrumentos que toca e de convidados especiais, o maestro fará uma interessante apresentação sobre a música.
>> Dia 17, às 18h30, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: a confirmar.

Beatles in Concert
A Orquestra Filarmônica do Ceará apresenta um belíssimo espetáculo com arranjos especiais para as músicas do quarteto mais famoso de todos os tempos, os Beatles. A Orquestra terá ainda convidados especiais como a Banda Rubber Soul.
>> Dia 26, às 19h30, no Anfiteatro. Ingressos: R$ 10,00 / R$ 5,00.

Circuito de Música Erudita
Quando:
de 12 a 26 de janeiro
Onde: vários espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Ingressos: à venda na bilheteria em frente ao Planetário.
Funcionamento:
de terça a domingo, das 14h às 20h.

Mais informações:
Assessoria de imprensa do Dragão do Mar: 8733.8829
Fátima Souza – 3488.8610/ 8639.0477
Maestro Gladson Carvalho (Orquestra Filarmônica do Ceará) – 8899.0644 / 9618.5840

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
Dalwton Moura