Centro Dragão do Mar recebe festejos selecionados da X Mostra Ceará Natal de Luz

2 de janeiro de 2014 - 17:00

Os festejos selecionados pelo X Edital Ceará Natal de Luz continuam na capital cearense, com apresentações gratuitas nos dias 3, 4 e 5 de janeiro, sempre a partir das 18 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Nessa edição da Mostra Ceará Natal de Luz, a novidade é a homenagem ao Mestre Zé Pio, do Boi Ceará, reconhecido pelo Governo do Estado como Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará. Por ser um dos primeiros diplomados no segmento de ciclos natalinos, Mestre Zé Pio receberá homenagem e se apresentará na abertura da mostra, realizada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e pela Fundação Educacional Silvestre Gomes.

Nos dias 3 a 5 de janeiro, 15 grupos selecionados para essa etapa final farão apresentações. Além do grupo do mestre homenageado (foto), os segmentos que se apresentarão foram selecionados entre aqueles que se destacaram nas apresentações em 14 localidades nos festejos regionais, no período de 12 a 28 de dezembro, em sete bairros de Fortaleza e em sete outros municípios: Amontada, Canindé, Cascavel, Crato, Paracuru, Quixadá e Senador Pompeu. Os contemplados no Edital também farão apresentações em instituições públicas, como escolas, hospitais, centro culturais, incentivando a valorização dos grupos que mantêm a tradição do ciclo natalino, composto por expressões da cultura popular, como “pastoril”, “boi” e “reisado”, “lapinha viva”, “presépio”, “fandango” e “dramistas”.

“O Edital e a Mostra Ceará Natal de Luz são ações importantes para a valorização da diversidade da nossa cultura tradicional popular, também no que diz respeito às comemorações do ciclo natalino. O Edital reconhece o trabalho já desenvolvido pelos grupos, que são beneficiados com apoio para dar continuidade e aperfeiçoar suas atividades”, destaca Pedro Edson, coordenador do Sistema de Incentivo Estadual de Cultura (SIEC), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado e responsável pelo Edital. “A Mostra Ceará Natal de Luz é um grande momento para que as pessoas estejam cada vez mais próximas dos representantes dessas tradições, que se renovam. Todos estão convidados a participar da Mostra, nestes três dias no Centro Dragão do Mar, sempre com entrada franca”, acrescenta.

Sobre Mestre Zé Pio

Mestre Zé Pio é o guardião da memória de vários Bois de Fortaleza. Ele começou a brincar de boi aos três anos de idade e mais tarde se tornou o índio do Boi Reis de Ouro. Sua mãe mudou-se para próximo à Barra do Ceará, onde brincou no Boi Garoto de Chico Preto, introduzindo toda a técnica de construção do arcabouço do Boi, que aprendeu no Boi Reis de Ouro. Em seguida, foi incentivado pela professora Fransquinha a construir outro Boi, que recebeu o nome de Boi Canário, sendo brincante durante três anos. Após a morte do pai do Mestre Assis, do Boi Ceará, fundado em 1943, Chico Preto recebeu o convite de ir fazer parte do Boi, levando o Mestre Zé Pio e os brincantes.

Zé Pio passou oito anos brincando no Boi Ceará, inspirou-se e aprendeu com Chico Preto as rimas e as músicas do vaqueiro. Casou-se aos vinte de idade e, incentivado pela esposa a criar e montar seu próprio Boi, recebeu dos amigos a ideia de colocar o nome de Boi Terra e Mar. Esse nome explicava que o Mestre Zé Pio de dia estava no mar e de noite em terra. Ele gostou da ideia e, assim, batizou o novo Boi que acabava de surgir.

Com o surgimento da televisão, a comunidade e os brincantes foram perdendo o gosto pela manifestação. Desta forma, o mestre Zé Pio deixou de brincar Boi. Após dez anos sem brincar, mais uma vez recebeu incentivo de sua sobrinha para criar outro Boi no ano de 2000. Dessa vez, deu o nome de Boi Juventude. Em 2005, após o retorno de uma viagem a Brasília e a matança do Boi Juventude, repassou toda a brincadeira para seu irmão José Ciro.

Atualmente, Mestre Zé Pio coordena o Boi Ceará, grupo fundado em 1943 pelo Mestre Assis, no Carlito Pamplona. Depois de anos parados, Mestre Zé Pio teve da esposa do falecido Mestre Assis a autorização para levar à frente o Boi Ceará como o único representante legítimo capaz de manter viva a tradição desse famoso grupo. Entre as figuras do grupo de 35 brincantes, estão o Baliza, índios e índias, cordões Azul e Vermelho e a figura hilária do Mateus. Entre os ritmos encontrados na brincadeira, há valsa, xote, samba, marcha e ciranda.

Assim, José Francisco Rocha, Mestre Zé Pio, o Mestre da Cultura Tradicional do Estado do Ceará desenvolve um trabalho social com criança do Bairro das Goiabeiras, ensinando a cultura do bumba-meu-boi e contribuindo para a difusão dessa manifestação. Desde menino, na recriação do bumba-meu-boi, Mestre Zé Pio fez de sua casa uma escola para a transmissão dessa arte da tradição.

Mais informações: http://boiceara.blogspot.com.br/p/mestre-ze-pio.html

Serviço
Mostra Ceará Natal de Luz
Período: 3, 4 e 5 de janeiro de 2014
Local: Praça Verde – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Horário: A partir das 18 horas
Entrada gratuita

Sexta-feira – 3 de janeiro
18h – Cortejo com manifestações do ciclo natalino –  saída da Praça Almirante Saldanha e chegada na Praça Verde, às 19 horas
19h – Solenidade de abertura da X Mostra Ceará Natal de Luz. Apresentação do grupo homenageado Boi Ceará, do Mestre Zé Pio
19h30 – Pastoril Lembrança da Tia Guiomar – Tancredo Neves – Fortaleza – selecionado na etapa Tancredo Neves
20h – Reisado Nossa Senhora da Saúde – Fortaleza – selecionado na etapa Demócrito Rocha
20h30 – Boi Coração – Ocara – selecionado na etapa Quixadá
21h – Grupo Artístico Pastoril Estrela Luminosa – Fortaleza – selecionado na etapa Couto Fernandes

Sábado – 4 de janeiro
18 horas – Reisado de Congo com o Grupo Raízes Nordestinas – Palco Rogaciano Leite
19 horas – Boi Juventude – Fortaleza – selecionado na etapa Siqueira
19h30min – Pastoril Mariinha da Ló – Paracuru – selecionado na etapa Paracuru
20 horas – Reisado Xique-xique – Canindé – selecionado na etapa Canindé
20h30min – Dramistas da Comunidade de Aroeiras e Pau Branco – Beberibe – selecionado na etapa Cascavel
21 horas – Pastoril Nossa Senhora de Fátima – Maracanaú – selecionado na etapa José Walter

Domingo – 5 de janeiro
18 horas – Pastoril Presépio de Belém – Fortaleza – selecionado na etapa Genibaú
19 horas – Pastoril Menino Deus – Itatira – selecionado na etapa Senador Pompeu
19h30min – Pastoril Mestre Nego – Barbalha – selecionado na etapa Crato
20 horas – Reisado de Moitas – Amontada – selecionado na etapa Amontada
20h30min – Pastoril Raízes da Cultura – Caucaia – selecionado na etapa Siqueira II

Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Mostra Natal de Luz
(85) 9993.4920
(85) 8892.1195
pontualcomunicacao@gmail.com

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524Dalwton Moura
(85) 8878.8805Raimundo Madeira
(85) 9608.5822
Sonara Capaverde
(85) 3101.6761
imprensa@secult.ce.gov.br