VIII Encontro Mestres do Mundo: sons e movimentos aglutinam mestres e aprendizes

20 de dezembro de 2013 - 12:30

As rodas de Mestres da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará prosseguiram nesta sexta-feira (20), no Centro de Expansão do Crato, dentro do VIII Encontro Mestres do Mundo. As trocas de experiências e experimentações sobre o corpo, as mãos, os sons, a oralidade, os sabores e o sagrado, que tiveram início na quinta-feira, foram intensificadas neste último dia do evento, num formato ainda mais espontâneo.

O canto e a dança reuniram em um mesmo espaço integrantes de todos os grupos que, no dia anterior, discutiram isoladamente os temas relacionados a cada modalidade. No friozinho do sopé da Chapada do Araripe, acentuado pela chuva que se estendeu pela madrugada e ganhou a manhã, mestres e aprendizes puseram o corpo para aquecer ao som de instrumentos diversos – pandeiro, zabumba, sanfona, triângulo, maraca, violão, flauta, rabeca e violino.

Ao som das cantigas populares ou de clássicos da música brasileira, como “Eu só quero um xodó”, de Gilberto Gil e Dominguinhos, os participantes da oitava edição do Encontro Mestres do Mundo puseram o corpo em movimento ou olhos e ouvidos a contemplar e auscultar um trio de rabecas e violinos tocando “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e “Ponta de Areia”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, entre tantas outras. Independente da variedade de ritmos, havia uma sintonia e harmonização nos diferentes espaços.

Se no dia anterior predominaram as discussões permeando todas as rodas, nesta sexta-feira foram as canções, os instrumentos e os movimentos que orientaram a maioria dos grupos, principalmente os que tratavam sobre o corpo, a oralidade, o sagrado e os sons. A sonoridade se encaixou como música ambiente, não atrapalhando nem mesmo os mestres do artesanato, que continuaram expondo e confeccionando sua arte, nem os participantes da roda dos sabores, que também deram seguimento à troca de experiências sobre o cultivo, o preparo e o consumo dos alimentos regionais, avaliando peculiaridades, texturas e tempos.

As atividades do VIII Encontro Mestres do Mundo no Centro de Expansão do Crato continuam à tarde com o seminário sobre a brincadeira como meio de emoção e alegria. O encerramento do evento será à noite, na Arena da Tradição, no largo da estação ferroviária da cidade, com reisado local, de Sobral e Quixadá, além do forró pé-de-serra de Luizinho Calixto, a partir das 19h30min. Mais cedo, às 18 horas, começa a programação paralela com lapinhas, reisado e coco, na Praça da Sé.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524Dalwton Moura