Projeto Música é para a Vida começa em Fortaleza, Maracanaú e Horizonte

18 de dezembro de 2013 - 14:00

Até o final de janeiro o projeto passará por 21 cidades, somando 630 participantes, entre estudantes e arte educadores do Ceará

Dentre todos os participantes, 120 serão selecionados para as Residências Artísticas do FESTIVAL JAZZ & BLUES

Já é tradição. As semanas que antecedem o Festival Jazz & Blues são marcadas por uma série de oficinas com foco na música, realizada em 21 cidades do Ceará. São as Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, que integram o projeto Música é para a Vida.

Até o final de janeiro, 420 estudantes da rede pública estadual de ensino e 210 arte educadores participam das oficinas que são voltadas para a apreciação e a inclusão da música no ambiente escolar. Realizado anualmente, o projeto compartilha com os participantes os princípios básicos do ensino da música, com o objetivo de levar conhecimentos musicais para jovens da capital e do interior.

No fim de semana que antecede o Natal, dias 21 e 22 de dezembro (sábado e domingo), as oficinas acontecerão em Fortaleza e duas cidades da região metropolitana: Maracanaú Horizonte.

Em janeiro as Oficinas seguem para outras cidades cearenses. Nos dias 23 e 24 serão realizadas em Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Crateús e Tauá. Nos dias 30 e 31 de janeiro, participam alunos e arte educadores de Baturité, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Senador Pompeu, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo.

O Projeto Música é para a Vida é uma realização da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Científica (SCPCC) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), que divulga no site (www.seduc.ce.gov.br) a relação dos participantes selecionados para as oficinas nas três cidades. A lista também está disponível no site do Festival Jazz & Blues (www.jazzeblues.com.br).

DE OLHO NO FESTIVAL JAZZ & BLUES

Dos 630 jovens estudantes e arte educadores participantes das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical nas 21 cidades, 120 serão selecionados para a etapa seguinte do projeto Música é para a Vida: as Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues, que é o tradicional carnaval jazzístico realizado em Guaramiranga, na região serrana do Ceará.

De 21 a 28 de fevereiro (semana que antecede o Festival Jaz & Blues), acontecerão as aulas práticas das Residências Artísticas na cidade de Pacoti (9km de Guaramiranga), ministradas por grandes instrumentistas, entre os quais, algumas das atrações do Festival. Durante o Carnaval jazzístico, 01 a 04 de março, serão realizadas as Atividades de Integração no Festival.

 

SUGESTÃO DE PAUTA:

Oficina em Fortaleza:

Dias 21 e 22 de dezembro (sábado e domingo). Horário: 08h às 12h e 14h às 18h

Local: Escola EFM Jenny Gomes (Av. Borges de Melo, 210 – Próximo à Base Aérea).

Tel: (85)3101-2166

 

SUGESTÃO DE ENTREVISTA:

Prof. Gerardo Viana – Coordenador Pedagógico do Projeto Música é para a Vida – Tel: (85)8768-6959.

Em Fortaleza são 70 participantes (56 estudantes e 14 arte educadores)

Gilvana Linhares – Assessora de Gabinete da SEDUC

Tel: 3101.2693

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Tel: (85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913

degage@degage.com.brwww.degage.com.br

t: @degage_imprensa / f: degageassessoria