VIII Encontro Mestres do Mundo começa com diplomação dos novos selecionados

16 de dezembro de 2013 - 17:07

O grande encontro dos Mestres da Cultura volta a acontecer, desta vez no município do Crato. De 18 a 20 de dezembro, o Cariri receberá os Tesouros Vivos da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado do Ceará, e mestres provenientes de outros estados. Com o tema “Chão Sagrado do Belo Amor”, o VIII Encontro Mestres do Mundo é uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Governo do Estado e a Secretaria de Cultura do Município do Crato.

A programação tem início às 14h desta quarta-feira, no Centro de Expansão do Crato, com um seminário sobre patrimônio imaterial, as múltiplas leituras das brincadeiras populares e sobre as tradições como fonte geradora de renda. Também nesta quarta-feira, às 19h, na Arena da Tradição, no Largo da RFFSA, acontece a solenidade de abertura do Encontro, com a diplomação dos novos Mestres da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado.

O tema “Chão Sagrado do Belo Amor” faz referência ao território como conceito integrador de lugares e afetos. Uma citação bem pertinente ao Crato e ao Cariri como um todo, espaço de revoluções e lendas, berço de grandes nomes da história brasileira e de grandes ideias. Tudo tendo como pano de fundo a Floresta Nacional do Araripe e a história de Nossa Senhora do Belo Amor.

“No Crato, o ancestral e o contemporâneo se entrelaçam, o que torna o ambiente propício para o entendimento da importância do conhecimento tradicional como estrutura fundante de uma nova sociabilidade”, destaca o coordenador do VIII Encontro Mestres do Mundo, o ator, produtor e pesquisador Fernando Piancó, integrante da equipe da Secult.

“Serão três dias de intensa troca de saberes e fazeres e de diferentes visões e representações do mundo. A identidade e a diversidade cultural serão celebradas e exaltadas. Um território de encontros e acolhimento. O Chão Sagrado do Belo Amor!”, ressalta Glícia Gadelha, coordenadora de Ação Cultural da Secult e também integrante da equipe organizadora.

Já a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, destaca a satisfação do Cariri em tornar a sediar o Encontro Mestres do Mundo. “Pela segunda vez o Encontro Mestres do Mundo acontece no Cariri, o que é importante, pela dimensão desse encontro, que já é esperado todos os anos pelos mestres. O Crato abraça o encontro com muita alegria. A região do Cariri tem o maior número de manifestações da tradição popular, tem a vocação para as tradições orais, tem as bandas cabaçais, os reisados, lapinhas, coco, maneiro-pau, entre várias manifestações”, enumera.

“É um privilégio, pra gente, trabalhar com os grupos de tradição, pra que a gente possa cada vez mais instituir ações de política cultural para esse fortalecimento. Como a Lei Municipal dos Mestres da Cultura, que estamos trabalhando para tornar realidade, e como as escolas livres de repasse da tradição popular, que vamos implantar, os Terreiros Vivos dos Mestres”, acrescenta Dane de Jade, citando que o primeiro deles será o Centro de Formação e Apoio do Reisado e da Tradição Popular, com destaque para Mestre Aldenir.

Novos mestres

Selecionados em 2013, serão diplomados na solenidade de abertura do VIII Encontro Mestres do Mundo os novos Mestres da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado. São eles: José de Abreu Brasil (Palhaço Pimenta), mestre da arte circense, morador de Fortaleza; Josefa Pereira de Araújo, rendeira, moradora de Potengi. Também serão diplomados em reconhecimento o reisado Boi Coração (responsável: Luciano Correia dos Santos), da cidade de Ocara, e o reisado Nossa Senhora de Fátima (responsável: Maria de Fátima Monteiro Cosmo), de Juazeiro do Norte. Também será agraciada a Comunidade da Prainha do Canto Verde (representante: José Alberto de Lima Ribeiro), de Beberibe-CE.

Esses novos mestres e grupos reconhecidos se unem ao conjunto dos 58 Mestres da Cultura/Tesouros Vivos contemplados pelo Governo do Estado. Todos foram convidados a participar do VIII Encontro Mestres do Mundo, reeditando a grande festa de cores e saberes, tradições e reinvenções, desta vez tendo por cenário a múltipla e intensa região do Cariri.

PRESS-RELEASE – SECULT – VIII Encontro Mestres do Mundo – Crato, 18 a 20 de dezembro de 2013

Entrevistas/mais informações:

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699-6524 – Dalwton Moura

(85) 8878-8805 – Raimundo Madeira

(85) 9608-5822 – Sonara Capaverde

imprensa@secult.ce.gov.br

PROGRAMAÇÃO  VIII ENCONTRO MESTRES DO MUNDO

“ Chão Sagrado do Belo Amor ”

CRATO – CE  2013

Dia 18/12   QUARTA-FEIRA – Dia de Abertura

8h às 12h –  Credenciamento – Recepção dos Mestres