Pires Ferreira: jovens resgatam origens da cidade em espetáculo de iniciação teatral

16 de dezembro de 2013 - 13:26

A relação entre a cultura afrobrasileira e a história de Pires Ferreira entrará em cena na Praça da Igreja Matriz do município, na próxima quinta-feira (19), às 19 horas. É a primeira vez que um grupo de 15 adolescentes e jovens da cidade vai se apresentar ao público, com o espetáculo “Corpo Ferreira Negro”, um exercício de conclusão do módulo de consciência corporal do projeto “Cita aqui, cita acolá – formando multiplicadores teatrais em Pires Ferreira”.

“Corpo Ferreira Negro” é uma menção ao trabalho de consciência corporal, ao nome do próprio município localizado a 312 quilômetros de Fortaleza e às raízes negras locais. Pires Ferreira recebeu essa denominação numa homenagem a Antonio Sampaio Pires Ferreira, engenheiro piauiense da Rede Ferroviária Federal e construtor da Estrada de Ferro Sobral-Crateús, que passa pelo município, emancipado apenas em 1987. A via férrea chegou ao então povoado Humaitá em 1894, mas a estação ferroviária só seria inaugurada em 1925. Com a construção da via férrea, teriam chegado os primeiros negros para trabalhar na ferrovia.

Para os participantes do projeto, o espetáculo “Corpo Ferreira Negro” é uma oportunidade de recontar a história das origens da cidade e também de começar uma nova história pessoal e, quem sabe, profissional, na relação com as artes. Alguns vão estrear no palco, mesmo que não tenham tido ainda a chance de estrear como público – muitos moram na zona rural do município. “É a primeira vez que eles vão para a cena. A maioria nunca teve contato com o teatro”, observa Felício da Silva, produtor, figurinista, cenógrafo e um dos coordenadores do projeto pela Companhia Teatral Acontece.

A companhia criou em 2002 o Curso de Iniciação Teatral Acontece (Cita) em Fortaleza e, desde 2007, vem atendendo à demanda por formação de atores em outros municípios, como Baturité, Pacajus, Horizonte e Apuiarés, tendo formado 19 turmas. Um dos parceiros importantes ao longo desse período foi o Theatro José de Alencar, que cedeu as instalações até 2012 para o desenvolvimento das atividades da companhia em Fortaleza. Em 2014, a parceria vai incluir o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), também com a cessão de espaço.

O curso de iniciação teatral para os adolescentes e jovens de Pires Ferreira teve início em novembro último e se estenderá por 11 meses. O projeto “Cita aqui, cita acolá” foi aprovado em 2012 pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do Fundo Estadual de Cultura (FEC), no valor de R$ 109.864,00. Com encontros quinzenais, aos sábados e domingos, realizados na Escola Municipal Alzira Maria, o projeto tem apoio de infraestrutura e logística da Prefeitura de Pires Ferreira.

O curso foi metodologicamente estruturado em oito módulos: Introdução à Arte Teatral, História do Teatro, Consciência Corporal, Noções de Clown/Palhaço, Percussão Cênica, Teatro de Rua, Interpretação Teatral e Métodos Interpretativos e Montagem de Espetáculo com orientação vocal para atores. Na montagem dos espetáculos, o projeto busca resgatar as raízes culturais e valorizar a história local. O projeto pretende garantir à população de Pires Ferreira e municípios adjacentes acessibilidade à linguagem teatral por meio dos exercícios práticos abertos ao público e da circulação do espetáculo de conclusão do curso, que será apresentado em Varjota, Santa Quitéria e Hidrolândia, além da capital.

Serviço

Projeto “Cita aqui, cita acolá” apresenta espetáculo teatral “Corpo Ferreira Negro”
Data: Quinta-feira, 19 de dezembro
Horario: 19 horas