Secult firma Protocolo de Cooperação com a Secretaria de Cultura da Paraíba

14 de dezembro de 2013 - 10:18

Sob a copa do centenário Baobá do Passeio Público, em Fortaleza, os secretários de Cultura do Ceará, Paulo Mamede, e da Paraíba, Chico César, assinaram na noite desta sexta-feira, Protocolo de Cooperação entre as duas secretarias. O protocolo prevê parcerias para intercâmbio e fomento mútuo aos Pontos de Cultura atuantes nos dois estados, para potencializar resultados e enriquecer experiências de artistas, gestores, produtores, realizadores e pesquisadores, entre outros.

 

Pelo Protocolo de Cooperação, as secretarias atuarão de forma integrada na promoção de ações de circulação entre os Pontos de Cultura, com a seleção de cinco Pontos de Cultura de cada estado, que atuarão no estado cooperado, para intercâmbio e vivências que resultem no fortalecimento da rede e de suas linguagens artísticas, estimulando a diversidade e a fruição cultural. A circulação entre os Pontos ocorrerá entre Março e Junho de 2014, com os estados cooperados disponibilizando a infraestrutura necessária aos grupos.

 

“A cooperação com a Secretaria de Cultura da Paraíba é uma oportunidade de expandir o Programa Cultura Viva e de tornar os Pontos de Cultura instrumentos de difusão cultural, projetando nossa produção artística e cultural e oferecendo outras informações a nosso público e nossos agentes culturais, com a vinda de representantes dos Pontos de Cultura de lá”, destacou o secretário Paulo Mamede.

 

O estabelecimento de parcerias para um intercâmbio de grupos no carnaval de 2014 e para o reforço a atividades em espaços públicos das cidades, nos dois estados, foram outros pontos tratados pelos secretários Paulo Mamede e Chico César.

 

“A gestão da cultura precisa sempre ter compromisso em reforçar a relação das pessoas com os espaços públicos, como as praças, as ruas da cidade”, destacou Chico César, em palestra realizada no IV Memórias de Baobá – Formação das Africanidades nas Nossas Raízes Ancestrais: Pertencimento Afro nos Territórios Negros e Comunidades Escolares”, evento promovido pelo Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace).