II Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde destaca diálogo entre linguagens

13 de dezembro de 2013 - 16:53

A relação da literatura com outras artes é tema da palestra da escritora cearense Tércia Montenegro, nesta sexta-feira, 13, durante a programação da II Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde, evento realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura – Secult, e que integra a III Feira Mundial da Palavra, ação cultural promovida pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde e pelo Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. A feira, que segue até o dia 15/12, na cidade de Praia, na Ilha de Santiago, conta com uma comitiva de 30 representantes do Ceará, entre eles o secretário-executivo da Secult, Paulo Victor Feitosa, a coordenadora da Política do Livro e da Leitura da Secretaria, Concy Beserra, produtores, artistas e autores, como Ismael Pordeus, que também realiza palestra nesta sexta-feira, com o tema “Portugal em Transe – Transnacionalização das religiões luso-afro-brasileiras”.

De acordo com o secretário-executivo da Secult, Paulo Victor Feitosa, a II Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde é uma ação de aspecto social, econômico e cultural, desenvolvida no intuito de permitir o intercâmbio de conhecimento e cultura entre os países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa/CPLP, democratizando o acesso à informação, alargando meios para o maior aprofundamento da amizade mútua e da cooperação solidária entre seus membros, além de estimular o desenvolvimento social, cultural e econômico e de contribuir na luta contra as desigualdades sociais.

“Esta é a segunda edição da Feira, que vem cumprindo seu propósito de aproximar os dois países por meio da difusão de saberes e troca de experiências”, destacou. O secretário reforçou ainda que este intercâmbio será pactuado junto às universidades cearenses, com profissionais que, durante a sua permanência em Cabo Verde, participarão de encontros e eventos predeterminados para que, assim, sejam garantidas a continuidade e a multiplicação da ação, além da reciprocidade de relações de cunho científico e cultural entre as duas nações.

A coordenadora da Política do Livro e da Leitura, Concy Beserra, informa que durante a programação da Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde estão sendo realizadas palestras, contações de histórias, exposição e lançamentos de livros, oficinas e promoção de grupos de trabalho entre universidades brasileiras e caboverdianas, a fim de integrar, por meio do intercâmbio, a cultura brasileira à de Cabo Verde, com destaque para o Ceará. “As ações evidenciam as semelhanças entre os estados de expressão portuguesa, sobretudo no que diz respeito às suas literaturas e suas afinidades históricas, climáticas e geográficas”, acrescenta Concy.

Feira da Palavra

A Feira da Palavra que acontece pela terceira vez consecutiva na Cidade da Praia – vai tornar-se um evento itinerante, conforme o Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. De acordo com a diretora do Livro da Biblioteca Nacional, Sandra Neves, a intenção é levar livros a preços mais baixos a todos os conselhos do país e com isso estimular o hábito de leitura entre os habitantes das regiões onde não existem bibliotecas públicas ou livrarias.

 

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524 – Dalwton Moura

(85) 8878.8805 – Raimundo Madeira

(85) 9608.5822 – Sonara Capaverde

(85) 3101.6761