Orquestra Eleazar de Carvalho: Arthur Barbosa continua mais dois anos como regente

12 de dezembro de 2013 - 14:59

Em clima de reforço ao compromisso mútuo de trabalhar em prol do desenvolvimento da música de concerto, os integrantes da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) visitaram na manhã desta quinta-feira a Secretaria de Cultura do Governo do Estado (Secult). O maestro Arthur Barbosa – cuja renovação de contrato, para mais dois anos como regente da Orquestra foi referendada pelo secretário de Cultura, Paulo Mamede – destacou o diálogo mais próximo entre o grupo e a Secretaria e apresentou novidades a serem concretizadas em 2014, com apoio do Ministério da Cultura, para o fomento à música de concerto.

“Vimos expressar nossa gratidão por todo o apoio dado pela Secult, assim como pelo processo de abertura de um diálogo mais próximo entre o grupo e a pessoa do senhor secretário Paulo Mamede. Estamos surpresos e admirados pelo interesse de sua gestão em dar maior credibilidade ao nosso corpo orquestral no cenário da música de concerto brasileiro”, destacou o grupo de 18 músicos e quatro produtores da ORCEC, através de carta entregue ao titular da Secult, ressaltando a disposição em “juntar forças com a Secult para que possamos fazer uma excelente temporada em 2014”.

O histórico cearense de formação de grandes instrumentistas, muitas vezes incorporados a orquestras e instituições de ensino de outros estados, foi enfatizado pelos integrantes da ORCEC. “Nosso Estado, historicamente, vem sendo grande produtor de músicos de orquestra, dignamente reconhecidos em todo o mundo. No entanto, tal sucesso vem sendo, erroneamente, considerado um sucesso na exportação de músicos de nosso estado para o desenvolvimento em outros”, aponta a carta.

“Temos a ousadia, no entanto, em dizer que nosso estado não exporta músicos. Ele, infelizmente e de uma forma não consciente, não gera possibilidades para que músicos talentosos fiquem e desenvolvam uma carreira gradual e de maior porte. Com certeza a evolução da música sinfônica do Ceará traria de volta muitos de nossos companheiros”, acrescenta o documento.

O secretário Paulo Mamede ressaltou a importância da ORCEC para a formação de novos ouvintes e para o desenvolvimento do cenário musical do Estado. Relatou as ações realizadas pela Secult nos últimos meses, o compromisso em garantir as reformas de todos os equipamentos culturais mantidos pelo Governo do Estado e as parcerias já firmadas para viabilizar novos recursos destinados à programação artística de casas como o Theatro José de Alencar (onde a ORCEC se apresenta com frequência) e o Cine São Luiz (que, no formato de cine-teatro, após o restauro a ser concluído até meados de 2014, poderá receber a Orquestra).

Além do regente Arthur Barbosa e do spalla da ORCEC, Humberto de Castro, participaram da reunião os músicos Paulo Ricardo, Pedro Maranjes, Cláudio Marques, Wescley Sousa, Jorge Lima, Eilton Mendes, Inácio Saldanha, Leandro Alves, Marcos Venício, Natan Gomes, Railson Oliveira, Regina Silva, Robério Silva, Devid Freire, José Ferreira e Marcos Leite. Pela Associação Artística de Concertos do Ceará, participaram do encontro a presidente Eliane Ferreira, o produtor José Rocha, a secretária executiva Sandra Carvalho e o assessor de comunicação Roberto César Lima.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
Dalwton Moura