Canteiro de obras de arte: Theatro José de Alencar aberto ao público durante reforma

11 de dezembro de 2013 - 09:52

Em meio aos serviços de recuperação e conservação, o Theatro José de Alencar se transforma num grande canteiro de obras de arte. A previsão de conclusão da reforma é em meados de 2014, mas os trabalhos não são impedimento para o público participar das visitas guiadas e assistir aos espetáculos de música e teatro, numa programação que continua começando na terça-feira e se estendendo até domingo.

Na próxima terça (17), a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho volta à cena, agora com o Concerto de Natal. A apresentação será na sala de espetáculo da edificação de 1910, o palco principal, com acesso gratuito. Antes do concerto, pontualmente às 18 horas, o público poderá acompanhar a Hora do Angelus, com o tenor Franklin Dantas cantando a Ave Maria e seguindo com um sarau acompanhado do pianista Eduardo Correa e convidados, no saguão e no pátio nobre. No domingo (15), entrada franca também para o Concerto Natalino com Felipe Adjafre no piano e convidados, às 17 horas.

A exemplo do último concerto da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho no Theatro José de Alencar, em novembro, o público poderá experimentar uma nova forma de assistir à apresentação, acurando a audição e a visão. Um bis ao concerto sinfônico realizado em maio último, tendo o violinista Emmanuele Baldini como solista convidado, o concerto de novembro ocorreu na grande sala em processo de desmontagem para a reforma. No lugar das 392 cadeiras de palhinha da plateia, o teatro recebeu o público com esteiras no piso térreo, uma oportunidade para crianças e adolescentes do bairro Vila Velha apreciarem melhor as pinturas ornamentais do teto. Na ocasião, depois de ver os pequenos deitados, correndo os olhos pelo teatro e se sentindo muito à vontade no espaço, os adultos também aderiram a essa experimentação.

A manutenção do Theatro José de Alencar como um canteiro de obras de arte enquanto o equipamento passa por intervenções remete a outros períodos em que o bem, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1964, também não interrompeu a programação. “O TJA Canteiro de Obras dialoga com a cidade e com a história recente do teatro”, observa Izabel Gurgel, uma das diretoras do equipamento centenário. Ao longo do último restauro, entre 1989 e 1991, o teatro seguiu com visitas guiadas, recebendo o público de acordo com o andamento da obra. Em 2012 e agora em 2013, as obras de implantação de condições de acessibilidade também se realizaram com o equipamento aberto.

Nos seis dias da semana em que o Theatro José de Alencar abre suas portas ao público, existem 40 horários disponíveis para conhecer mais e melhor os vários espaços do equipamento de 12 mil metros quadrados. As visitas guiadas, tendo como guias os próprios funcionários do teatro, são realizadas de terça a sexta-feira, às 9, 10, 11, 12, 14, 15, 16 e 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, às 14, 15, 16 e 17 horas. Os agendamentos podem ser feitos por telefone ou pela internet.

Com o período de festas de fim de ano, o teatro ficará aberto até o sábado (21), retomando as atividades no dia 2 de janeiro. Antes dessa pausa, o público terá uma programação que inclui, além das visitas guiadas e dos concertos musicais, também os espetáculos teatrais. A maior parte das atividades será realizada na grande sala do teatro, mas algumas, como a peça “Antonieta Noronha, a atriz proletária”, ocorrerão no palco principal. Uma homenagem aos 50 anos de trajetória artística da atriz, o espetáculo de Ricardo Guilherme será apresentado na próxima sexta-feira (13), às 19 horas, com entrada gratuita.

No domingo (15), além do concerto natalino às 17 horas, o público poderá assistir, uma hora depois, à peça “Como representar os negros”, do Coletivo Pathos, a ingressos nos valores de R$ 5 e 10. De quarta-feira a sábado (18 a 21), às 15h30min e 18 horas, as oportunidades são para conferir a peça “Homo Ludens – Homem que joga”, espetáculo de conclusão do curso Princípios Básicos de Teatro, com entrada gratuita. No último de portas abertas de 2013, no sábado (21), às 18 horas, vale conferir a peça Orlando, espetáculo do Grupo Expressões Humanas a partir da obra homônima de Virgínia Wolf, a R$ 10 e 20.

Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525 – Praça José de Alencar – Centro

Destaques da programação de dezembro

Sexta – 13