Selecionados para Feira da Palavra, Encontro Mestres do Mundo e Mostra Natal de Luz

6 de dezembro de 2013 - 10:48

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará divulga o resultado da chamada pública para seleção de entidade privada sem fins lucrativos para realização de convênio visando à execução da Feira da Palavra de Cabo Verde, do Encontro Mestres do Mundo e da Mostra Natal de Luz. A Companhia Prisma das Artes foi a instituição selecionada para execução da III Feira do Livro do Ceará – Feira da Palavra, que será realizada nos dias 14 e 15 de dezembro, em Cabo Verde. O Instituto Sociocultural e Artístico do Ceará foi selecionado para executar o VIII Encontro Mestres do Mundo, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, no município do Crato. A Fundação Educacional Silvestre Gomes será responsável pela realização da X Mostra Natal de Luz, nos dias 3, 4 e 5 de janeiro, em Fortaleza.

Os interessados em participar da seleção tiveram a oportunidade de fazer inscrição de projetos no período de 25 a 29 de novembro. Com recursos totais da ordem de R$ 838.058,00, oriundos do Tesouro do Estado e do Fundo Estadual da Cultura (FEC), a Feira da Palavra de Cabo Verde contará com R$ 295.470,00, a Mostra Mestres do Mundo ficará com R$ 350.00,00 e a Mostra Natal de  Luz terá R$ 193.911,00.

O Encontro Mestres do Mundo é uma ação da Secretaria da Cultura que expressa o compromisso do Estado em salvaguardar a memória do seu povo, pautada em atividades educativas, culturais e econômicas de valorização dos mestres da cultura tradicional cearense.

A Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde, também conhecida como Feira da Palavra, tem como objetivo integrar, por meio de intercâmbio, a cultura brasileira do Ceará com a daquele país africano, evidenciando as semelhanças entre os estados de expressão portuguesa, sobretudo no que diz respeito à literatura, às políticas de linguagem e cultura e aos demais saberes no campo das Ciências Sociais e Humanas.

Já a Mostra Natal de Luz – Manifestações Regionais do Ciclo Natalino tem o propósito de assegurar a participação dos grupos de pastoril, boi reisado, lapinha viva, presépio e fandango selecionados nos festejos regionais natalinos e grupos de mestres convidados.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
Dalwton Moura