Museu do Ceará abre exposição Mamulengo & xilo: uma prática em arte-educação

4 de dezembro de 2013 - 09:27

O Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza nesta quinta-feira (5), às 18 horas, a abertura da exposição Mamulengo & xilo: uma prática em arte-educação, inspirada na obra de Pedro Boca Rica, com o lançamento das publicações Mamulengo & xilo e Olhar aprendiz: uma experiência em arte-educação. A mostra resulta de uma oficina em que participaram 20 artistas do município de Ocara, orientados por mestres xilógrafos que expressaram sua visão da obra do poeta e mamulengueiro, um dos ícones da cultura cearense.

A exposição Mamulengo & xilo é um projeto idealizado e produzido pelo Instituto Olhar Aprendiz, com o apoio cultural da Secult e apoio institucional da Prefeitura de Ocara e da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB). De acordo com a diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira, o projeto visa a estimular a prática da xilogravura, capacitando artistas que dispõem de poucas oportunidades para melhorar a qualidade de seus trabalhos. “Com a exposição, o trabalho destes artistas poderá ser conhecido pelo público em geral e também pelo mercado de arte”, acrescentou Carla. Ela ressaltou ainda a importância de preservar o legado de Pedro Boca Rica.

Durante quatro dias, o Instituto Olhar Aprendiz montou um ateliê coletivo de gravação e impressão, convidando três xilógrafos de renome internacional para ministrar uma oficina a aprendizes da arte, selecionados pela Secretaria de Cultura de Ocara. A convivência entre a maturidade dos mestres e a vontade dos principiantes foi fundamental para o sucesso obtido. Enquanto os artistas mais experientes estavam transmitindo conhecimentos assimilados em anos de prática, os aprendizes contribuíam para renovar a tradição da xilogravura. Adultos e jovens, experimentados e iniciantes, teceram juntos um estimulante ambiente de cooperação.

Xilogravura

A xilogravura é uma das mais tradicionais técnicas utilizadas pelos artistas visuais nordestinos, com emprego tanto de uso decorativo elementar quanto mais elaborado. Para exemplificar, a história da imprensa cearense registra que as imagens gravadas em madeira estão na origem dos jornais e dos demais impressos ilustrados, o que se deu em meados da década de 1820. Já a partir de 1930, a xilogravura assumiu o protagonismo mais característico no Ceará: a estampagem de capas de cordéis.

Pedro Boca Rica

Pedro dos Santos Oliveira, natural da cidade de Ocara, Ceará, nasceu em 16/11/1936 e faleceu em março de 1991. Desde menino, na casa do pai, então admirador da cultura popular, aprendeu a admirar os bonecos e o bumba-meu-boi, sua grande paixão. Poeta e compositor, cantor, topador de boi, artesão, escultor e bonequeiro, Pedro Boca Rica começou a talhar bonecos aos 18 anos e tem suas criaturas nas mãos de bonequeiros e museus do Japão, Estados Unidos, França, Brasil e muitos outros. Em São Paulo, há uma admirável coleção exposta no Memorial da América Latina. No Ceará, há coleções no Museu da Emcetur e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Exposição Mamulengo & xilo: uma prática em arte-educação
Abertura: Quinta-feira, 5 de dezembro, às 18 horas