Secult passa a integrar Grupo de Trabalho e Acompanhamento sobre Farol do Mucuripe

3 de dezembro de 2013 - 15:10

A Secretaria da Cultura do Ceará passou a integrar um Grupo de Trabalho e Acompanhamento sobre o Farol do Mucuripe, cuja formação foi anunciada na manhã desta terça-feira (3), em reunião na Superintendência do Patrimônio da União (SPU-CE). O secretário da Cultura do Estado, Paulo Mamede, participou da reunião, assim como o coordenador de Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural da Secult, Otávio Menezes, o superintendente da SPU-CE, Jorge Queiroz, o secretário da Regional II da Prefeitura de Fortaleza, Claudio Nelson, o assessor de Planejamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Inácio Carvalho, e o Comandante Braz, da Capitania dos Portos do Ceará.

Todas as instâncias representadas na reunião passam a integrar o Grupo de Trabalho, com o objetivo de tratar de forma unificada futuros projetos e ações relativas ao Farol do Mucuripe, bem pertencente à Superintendência do Patrimônio da União, tombado pelo governo do Estado desde 1983 e que, conforme recente relatório emitido pela Coordenação de Patrimônio da Secult, se encontra em grave situação de deterioração e necessita de restauro. O superintendente da SPU, Jorge Queiroz, é o coordenador do Grupo de Trabalho, que deverá voltar a se reunir em um prazo de 30 dias, ou, extraordinariamente, a qualquer momento, por solicitação dos integrantes.

A reunião desta terça-feira discutiu ideias para o futuro do Farol do Mucuripe e deliberou, além da formação do Grupo de Trabalho, pelo envio imediato, por parte da SPU, de ofícios à Prefeitura de Fortaleza e ao Governo do Estado do Ceará, comunicando sobre a realização da reunião, informando sobre a disposição da SPU de ceder o Farol do Mucuripe para ações que venham a ser realizadas pelo Município ou pelo Estado e solicitando o envio, por Prefeitura e Governo, de projetos nesse sentido.

O secretário da Cultura do Ceará, Paulo Mamede, destacou a importância da reunião e da ação conjunta de todas as instâncias representadas, para uma ação conjunta em prol do Farol do Mucuripe. “Ficou clara a disposição de todos em participar e colaborar com o restauro do Farol, mantendo, em projetos a serem definidos, a sua vocação para a arte, a cultura e a história, no que a Secult pode e deseja contribuir”, ressaltou o secretário.