Incubadora Ceará Criativo apoiará artistas, produtores e empreendedores culturais

2 de dezembro de 2013 - 17:07

Informação, capacitação, consultoria e assessoria para artistas, produtores, técnicos, gestores e empreendedores culturais visando à qualificação da gestão de projetos, produtos e negócios de micro e pequenos empreendimentos criativos. É com esse objetivo que deverá ser aberta em 2014 a Incubadora Ceará Criativo, instalando-se em um dos galpões da futura Pinacoteca do Ceará, na Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza.

A Incubadora Ceará Criativo será resultado de uma mobilização capitaneada pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, que pretende replicar a experiência em cada uma das 27 unidades da federação. Por enquanto, 13 já formam a Rede Incubadoras Brasil Criativo, e o Ceará é uma delas, ao lado do Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

As incubadoras funcionarão como escritórios públicos de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, buscando contemplar também grupos informais, coletivos, micro e pequenas empresas, cooperativas, empresas potenciais distribuidoras de produtos criativos, pontos de cultura,  associações e outras instituições do terceiro setor. A Rede Incubadoras Brasil Criativo vai integrar ações e projetos implementados nos estados, ampliando o debate e as trocas de experiências.

Dirigentes da Secretaria da Economia Criativa e representantes das 13 secretarias estaduais de Cultura parceiras no programa Incubadoras Brasil Criativo se reuniram, em Brasília, no último dia 18 de novembro, para discussão da gestão do programa. A coordenadora de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, Glicia Gadelha, participou da reunião como representante do Estado.

A primeira unidade a ser inaugurada, no próximo dia 11 de dezembro, é a Incubadora Pará Criativo, que funcionará na sede do Instituto de Artes do Pará (IAP), na capital Belém. A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura busca valorizar as diferenças territoriais na implantação de cada incubadora para que nenhuma seja igual à outra, mas que todas procurem fortalecer a articulação com as empresas, os empreendedores, os órgão públicos e entre elas mesmas. A meta é inaugurar todas as unidades até junho de 2014.