Exposições e debates são destaques na programação de dezembro da Secult

2 de dezembro de 2013 - 13:35

No mês de dezembro, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará tem como destaque as discussões em torno da questão do patrimônio, com ampla programação de debates e exposições no Museu do Ceará. Durante a XI Semana Paulo Freire, nos dias 10 e 11, estão programados debates e palestras sobre o tema “Patrimônio, memória e história: reflexões sobre as políticas patrimoniais no Brasil”.

De acordo com a diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira, as políticas de patrimônio no Brasil se consolidaram sob a égide da preservação de monumentos do passado para tentar “salvá-los” do esquecimento. “Sob o argumento de que era importante preservar a memória nacional foram tombados, sobretudo, edifícios e obras de arte ligadas aos valores do barroco colonial”, explica a diretora.

Carla Vieira enfatiza que a programação tem como objetivo “promover reflexões sobre os interesses e utilidades em torno das memórias do patrimônio nacional, pois bem se sabe que o patrimônio ‘histórico’, ‘artístico’ ou ‘cultural’ não é aquilo que recebemos como herança dos nossos antepassados, mas uma prática interessada em criar determinadas legitimidades para grupos e sujeitos que estão engajados nas disputas e conflitos do presente”.

No dia 11, a exposição “Bem do Brasil: patrimônio histórico e artístico” faz uma homenagem à criatividade do povo brasileiro, que ao longo dos anos vem deixando um legado de multas expressões materiais e simbólicas hoje pertencentes à nossa identidade. A exposição vem sob o desafio de tornar os acervos culturais acessíveis ao público, fazendo cada pessoa refletir, valorizar e compartilhar sua cultura.

Exposição sobre Pedro Boca Rica

O Museu do Ceará terá ainda a exposição “Mamulengo & Xilo: uma prática em arte-educação”, inspirada na obra de Pedro Boca Rica. A mostra resulta de uma oficina da qual participaram 20 artistas do município de Ocara, orientados por mestres xilógrafos que expressaram sua visão da obra do poeta e mamulengueiro, um dos ícones da cultura cearense.

Fotografia

No Sobrado Dr. José Lourenço, a fotógrafa Marjorie Sonnenschein apresenta a exposição “Trajetórias”, um registo fotográfico com linhas, cores, luzes, cortes, composições e abstrações geométricas. Formada pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Marjorie se dedica a fotografia, edição de livros e projetos fotográficos nas áreas de documentação urbana, rural, paisagismo, retratos e instantâneos. Fotografou no Brasil, América Latina, Cuba, EUA e Europa, documentando como poucos a cena cultural e artística dos anos 70, em particular da cidade de São Paulo.

O Sobrado Dr. José Lourenço oferece ainda sua ilha digital para pesquisa online sem custos e seu ateliê de xilogravura, que pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, pelo telefone (85) 3238.1244.

TJA e Casa de Juvenal Galeno: visitas guiadas

O Theatro José de Alencar e a Casa de Juvenal Galeno dão sequência, em dezembro, à sua programação de visitas guiadas, que podem ser agendadas pelos telefones (85) 3101-2567 3252-3561, respectivamente. As visitas guiadas ao TJA acontecem de terça à sexta: às 9h, 10h, 11h , 12h, 14h, 15h, 16h e 17h, nos sábados, domingos e feriados às 14h, 15h, 16h e 17h; na Casa de Juvenal Galeno acontecem de segunda a sexta: 8h às 11h e das 13h às 16h

A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel terá também uma programação de visita guiada nos dias 2/12, às 8h30; 3/12, às 14h30; 4/12, às 8h30; 5/12, 8h30; e 6/12 às 14h. Maiores informações no telefone 3101.2552.

Natal Solidário

A programação de dezembro da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimental está voltada para os festejos natalinos , com a oferta de oficinas de arte para confecção de enfeites de Natal nos dias 2/12 (público infantil) e 3/12 (público juvenil). No dia 4/12, a partir das 9h30min será realizado o “Natal Solidário”, com crianças do Espaço Temporário de Acolhimento Infantil.

Contação de histórias

A Biblioteca terá ainda a programação de contação de história com os temas “Eu tenho um pequeno problema”, baseada na obra homônima de Heinz Janisch, no dia 4/12, às 9h30; a “A menina e o segredo da avó”, baseada na obra homônima de Alexandre Perlingeiro, na quinta-feira, 5/12, 09h30, e “Natal na Ilha do Nanja”, de Cecília Meireles, na sexta-feira, 6/12, às 15h30, dirigida aos funcionários.

Exposição Mamulengo & Xilo: uma prática em arte-educação

Abertura: 5 de dezembro, às 18h

Horário de visitação: Das 9h às 17h

XI Semana Paulo Freire