“Os Pobres Diabos”, de Rosemberg Cariry, na noite de abertura do IX Curta Canoa

27 de novembro de 2013 - 13:32

Oficina de Animação, com André Dias e Joaquim Eufrazino (Babá) e Mostra Infantil com curtas de Alê Camargo marcaram o início do IX Curta Canoa – Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada na manhã desta quarta-feira (27.11). A programação aconteceu no Centro de Aracati, cidade sede, respectivamente no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes e no Auditório do Sebrae. À tarde, em Canoa Quebrada, será realizada a oficina Mídia e Crítica de Cinema, ministrada por Rodrigo César, no Auditório da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ).

Abertura e exibição especial

A  Cerimônia de Abertura do Curta Canoa será às 19 horas, iniciando a programação ao ar livre no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, onde até domingo, dia 1° de dezembro, acontecerão as exibições do festival. O filme “Os Pobres Diabos“, de Rosemberg Cariry, tem lançamento com a presença das produtoras Bárbara Cariry e Willa Lima. Lançado este ano, o filme aborda a saga do Gran Circo Teatro Americano, que perambula por pequenas cidades dos sertões até chegar a Aracati, onde monta uma peça teatral. Filmado em Aracati, “Os Pobres Diabos” tem no elenco nomes como Chico Diaz, Sílvia Buarque, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos, Sâmia Bittencourt e Nanego Lira.

Mostra Latino Americana

Nesta quarta-feira tem início a Mostra Latino Americana, que até sábado exibirá oito curtas recentes da Argentina, Venezuela e Uruguai. Na noite de abertura serão exibidos “Ni Uma Sola Palabra de Amor” (Javier Rodriguez  / Argentina) e “9 Vacunas” (Iair Said  / Argentina).

Mostra Competitiva

Com 33 produções de oito estados, a Mostra Competitiva exibe nesta quarta-feira sete curtas: “A Escuridão e a Luz Divina” (Anderson Magalhães/CE), “Aerodinâmicos” (Carlos Normando/CE), “Somos todos ilhas” (Pedro Martins/RS), “Atalho” (David Aguiar, Sabina Colares e Paulo Ribeiro/CE), “Nada é por acaso” (Iolanda Costa/CE), “O cangaceiro” (Marcos Buccini/PE) e “Tubarão”(Leo Tabosa/PE).

Na noite de encerramento, o Troféu Lua Estrela será concedido aos vencedores nas seguintes categorias: Filme – Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte, Melhor Ator, Atriz e Som. Vídeo – Melhor Vídeo, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte e Som.

IX Curta Canoa

Até domingo o IX Curta Canoa terá exibições ao ar livre no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, com produções na Mostra Competitiva, Mostra Latino-Americana, Mostra InfantilMostra Curta Católica. Ao longo do Festival serão homenageados os cineastas Joe Pimentel, do Ceará, e Marcus Vilar, da Paraíba, dos quais serão exibidos filmes premiados: “Câmara Viajante” e “Retrato Pintado” (Joe Pimentel) e “A Canga” (Marcus Vilar). A programação do IX Curta Canoa inclui ainda oficinas de Pôster de Cinema, Elaboração de Projetos e Prestação de Contas, Seminário do IPHAN e o 3° Moda Canoa, com coleções de moda praia criadas por alunos do curso de graduação em Design de Moda da Faculdade Católica do Ceará – Marista.

O Festival é uma realização do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará – ISACC, com patrocínio da Coelce e co-patrocínio da Petrobras. Apoio Institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Nº 13.811)  e da Casa Civil, Sebrae e CTAv. Apoio Cultural: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura), Faculdade Católica do Ceará – Marista e Revista de Cinema. Parceria: Asdecq, Prefeitura Municipal de Aracati, Canal Brasil, Posto Dragão do Mar, Posto Peixoto e CiaRio.

SERVIÇO

Curta Canoa 2013 – De 27 de novembro a 1° de dezembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará. A Solenidade de Abertura Oficial será no dia 27, às 19 horas. Informações: (85)8641-4400 e 9635-3880. E-mail: adrianolima@jalimaproducoes.com.br. Site: www.curtacanoa.com.br.

PROGRAMAÇÃO DE QUARTA e QUINTA (27 e 28)

QUARTA-FEIRA (27.11)

9h – MOSTRA INFANTIL no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes

9h às 12h – Oficina de Animação, ministrada por André Dias e Joaquim Eufrazino no Auditório do SEBRAE