Gestores da Secult participam da III Conferência Nacional de Cultura

27 de novembro de 2013 - 16:12

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará participa da III Conferência Nacional de Cultura (CNC), que será aberta hoje, 27/11, às 19h30, em Brasília, com comitiva composta pelo secretário-executivo Paulo Victor Feitos, a coordenadora de Ação Cultural, Glicia Gadelha, e o coordenador dos Pontos de Cultura, Xauí Peixoto. O Ceará também está representando por 45 delegados eleitos na III Conferência Estadual da Cultura, realizada em outubro. Durante esta tarde, os gestores participaram do Encontro de Gestores de Dados, Informações e Indicadores Culturais, coordenado pela Secretaria de Políticas Culturais, que discute temas como Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), o monitoramento do Plano Nacional de Cultura, Conta Satélite de Cultura / IBGE.

A III CNC reunirá 1.126 delegados com direito a voto, dentre os cerca de 2 mil participantes, previstos para a etapa nacional. Essa Conferência Nacional também ampliará o espaço dedicado ao debate de propostas, tendo apenas uma mesa de conferencistas, na tarde de quinta-feira (28). Nesse painel, o Ministério da Cultura fará um balanço de gestão, com foco no Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A solenidade desta quarta-feira será aberta aos delegados e convidados credenciados. A III CNC prossegue, com debates e plenária, até o domingo (1º), com todos os eventos realizados no Centro de Convenções Brasil 21, também em Brasília. O acesso também é restrito a participantes credenciados.

Entre os dias 28 e 30, haverá ainda uma ampla programação cultural, na Tenda da Cidadania, instalada na frente do complexo Brasil 21, com acesso livre. O espaço oferecerá uma Feira Cultural, a Exposição Circuito Cultura Viva e um programa artístico que inclui a apresentação da cantora Gabi Amarantos, na noite de sábado (30).