Intercâmbio entre festivais resulta em exposições de fotógrafos portugueses e cearenses

22 de novembro de 2013 - 13:38

Dois festivais: um de cá, outro de lá. De cá, o Encontros de Agosto, do estado do Ceará/Brasil. De lá, o Encontros da Imagem, da cidade de Braga/Portugal. Juntos, os dois festivais promovem um intercâmbio entre a arte e o pensar de fotógrafos cearenses e portugueses em exposições, palestras, oficinas e lançamento de livros. O evento dá continuidade à programação do Encontros de Agosto 2013, a partir do dia 27 deste mês, com o lançamento de mostras coletivas, às 20h no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

Antes da abertura das exposições, às 18h30, o diretor do Museu da Imagem de Braga e fundador do Encontros da Imagem, Rui Prata, profere palestra sobre “A fotografia enquanto memória dum território“. Em seguida, o fotógrafo português Martim Ramos discorre sobre “Como fotografar um país e porque é importante fazê-lo”. Ramos integra o coletivo KameraPhoto, que participa da exposição com o trabalho “DR – Um Diário da República“.

Esta edição do Encontros de Agosto, que tem como tema “Memória e Produção do Conhecimento”, abre a parceria do evento cearense com outros festivais de fotografia fora do Brasil, da mesma forma que é a primeira colaboração do Encontros da Imagem com um evento não europeu.

Diálogo entre mostras coletivas: Contra o esquecimento” eHistórias de ver

A estreia da parceria entre festivais no Encontros de Agosto tem a “memória” como tema central da exposição coletiva, expressa em projeções e ampliações fotográficas. “Contra o esquecimento” é o título da mostra de fotografia portuguesa contemporânea. A curadoria é de Ângela Ferreira, diretora do festival de Braga, que teve a 23ª edição realizada entre setembro e outubro deste ano.

As fotografias dos cearenses estão na mostra “Histórias de ver” e foram selecionadas pelo Conselho Curatorial do Encontros de Agosto, dentre os inscritos na convocatória com as seguintes categorias: Ressignificação de acervos próprios (Criação de obras fotográficas a partir de imagens produzidas anteriormente pelo próprio autor. Composição de ensaios e intervenções com imagens de arquivo e originais analógicos ou digitais em diversos suportes), Apropriação e novas configurações (Elaboração de trabalhos com base em imagens de outros autores ou contextos discursivos, referências de outras linguagens, releituras e intervenções em imagens de arquivo em diversos suportes), Memórias pessoais – referências ao passado com releituras (Utilização da memória pessoal como repertório para interpretar objetos e temas de interesse que irão motivar a produção do artista), Construção de trabalhos pautados em memórias individuais e coletivas (Concepção de imagens a partir de interseções entre experiências individuais e contextos amplos) e Memórias imaginadas ou ficcionais (Elaboração de conteúdos subjetivos para a construção de imagens da “vida interior”, que representem lembranças inventadas ou reinterpretadas. Reconstituição ou encenação de imaginações e intenções).

Os trabalhos cearenses expostos serão avaliados por meio de votação popular no site do festival e no local do evento. O 1º lugar será contemplado com passagem e hospedagem para participar do Encontros da Imagem, em setembro de 2014 em Braga. O 2º e o 3º lugar receberão, respectivamente, R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00. “Esta é uma oportunidade de apresentar a fotografia portuguesa a outros públicos no Brasil, e vice-versa”, comenta Ângela Ferreira.

“A ideia é pensar a memória não só como meio de preservação da história, mas pensar a ressignificação da memória numa construção do presente e futuro”, explica Patrícia Veloso, coordenadora geral do Encontros de Agosto. É a fotografia como instrumento de conexão da memória, numa perspectiva de reflexão e provocação. “Há uma forma de ver muito semelhante entre fotógrafos portugueses e brasileiros”, comenta Ângela Ferreira. Serão apresentados ensaios inéditos ou já exibidos, escolhidos pelo conselho curatorial desta edição.

Portugueses em Contra o esquecimento

Seis fotógrafos portugueses e um coletivo apresentam uma reflexão sobre a Memória por meio de diferentes olhares sobre a sociedade atual. As fotografias partem de recordações pessoais ou registros de valor social, contribuindo para o diálogo com a produção cearense em torno de tais vivências e das possibilidades dessa linguagem.

A mostra portuguesa é composta por trabalhos dos seguintes autores: Nelson D’Aires (Álbum de Família), Tito Mouraz (Rua da Cabine), Carla Cabanas (Quid pro quo), Ana Janeiro (Histórias da Índia), Jordi Burch (Memory doesn’t work), Martim Ramos (Melancholia) e o coletivo KameraPhoto (DR – Um Diário da República). Dois dos fotógrafos portugueses participaram da última edição do Encontros da Imagem, em Braga. Os demais foram convidados por Ferreira especialmente para a exposição em Fortaleza.

Cearenses emHistórias de ver

Na mostra cearense estão trabalhos de 36 autores, entre profissionais e amadores, que têm a oportunidade de intercâmbio com fotógrafos portugueses e a possibilidade de expor em Portugal, no festival de Braga.

Os cearenses na exposição do Encontro de Agosto 2013 são: André Bessa, Angela Moraes, Aziz Ary, Bruno Macedo, Celso Oliveira, Chico Gomes, Deivyson Teixeira, Descoletivo, Fábio José, Felipe Almeida, Felipe Camilo, Fernando Maia, Iana Soares, Igor de Melo, Igor Grazianno, Isabelle de Morais, Israel Campos, Luana Andrade, Marcelo Brasileiro, Marcelo Melo, Margareth Meneses, Marieta Rios, Marília Oliveira, Markos Montenegro, Mel Andrade, Nívia Uchôa, Paloma Pajarito, Ricardo Lima, Rodrigo Carvalho, Ruth Menezes, Sérgio Carvalho, Sheila Oliveira, Tatiana Fortes, Thiago Gaspar, Tiago Lopes, Titus Riedl.

Oficinas, Leitura de portfólios e Lançamentos de livros

Além das duas palestras na data de abertura do Encontros de Agosto, no dia 27, o festival promove oficinas gratuitas na escola Porto Iracema das Artes, ao lado do CDMAC. No dia 28, às 16h, haverá Workshop de Martim Ramos, fotógrafo do coletivo KameraPhoto, sobre “A Narrativa Fotográfica: Construção e desenvolvimento de projetos de autor”. As inscrições devem ser feitas por meio do site (www.encontrosdeagostonet). No dia 29, também no Porto Iracema, às 16h, haverá Leitura de Portfólios por Ângela Ferreira, Rui Prata e Martim Ramos.

Em seguida, às 19h, na Galeria do Museu da Cultura Cearense do CDMAC, acontece lançamento de livros com sessão de autógrafos. Serão lançados “Lapa do Lobo” de Tito Mouraz, “Melancholia” de Martim Ramos e “Homens Caranguejo” de Chico Gomes, Sérgio Carvalho, Sérgio Nóbrega e Henrique Cláudio, este com abertura de exposição homônima.

Quem faz o Encontros de Agosto 2013

O Encontros de Agosto tem coordenação geral de Patrícia Veloso e conselho curatorial composto pelos fotógrafos e pesquisadores Ângela Ferreira, Fernando Jorge Silva e Silas de Paula. O festival é promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará e realizado por Instituto Anima Cult e Imagem Brasil; com apoio cultural do Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE); Companhia Energética do Ceará (Coelce); Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor; e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, com recursos do V Edital Mecenas do Ceará. Conta ainda com a parceria do festival português Encontros da Imagem; do Instituto da Fotografia (Ifoto), do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira (RPCFB).

SERVIÇO:

Encontros de Agosto 2013 – Memória e Produção do Conhecimento – Festival de fotografia com exposições, palestras, leituras de porfólios e workshop. Abertura no dia 27 de novembro, a partir das 18h30, com as mostras “Contra o esquecimento”, de portugueses, e “Histórias de ver”, de cearenses no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – CDMAC (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza-CE). Na abertura: Palestras de Rui Prata e Martim Ramos. Visitação da exposição: De terça a quinta das 9h às 19h, de sexta a domingo das 10h às 20h. Acesso gratuito. Workshop de Martim Ramos no dia 28 e Leitura de Portfólios no dia 29 no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema, Fortaleza-CE – antiga Capitania dos Portos). Informações: (85)3261-0525. E-mail: encontrosdeagosto@gmail.com. Sites: www.encontrosdeagosto.netwww.encontrosdaimagem.com

SUGESTÕES DE ENTREVISTAS:

Patrícia Veloso – Coordenadora Geral do Encontros de Agosto. (85) 8878.7021

Catarina Martins – Produtora do Encontros da Imagem. (85) 8197.0979