Fortaleza sedia 2ª edição do Festival Internacional do Folclore

22 de novembro de 2013 - 08:30

Pelo segundo ano consecutivo, Fortaleza recebe grupos de várias linguagens folclóricas e de vários estados do Brasil e do exterior. Após a seleção através de Edital, a Encena Produções em parceria com o Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), selecionou 25 grupos, sendo 18 do Ceará, seis grupos de cinco estados brasileiros e o grupo internacional Ballet Foklorico Iberoamericano del Paraguay – Paraguai, para o II Festival Internacional do Folclore, evento que tem apoio da Secult.

Este ano, a programação acontece no Teatro Antonieta Noronha, Restaurante Estoril, Centro Cultural Bom Jardim (Bom Jardim), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura(Praia de Iracema), Colégio Agnus (Montese), Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (Cambeba), 31ª Semana da Consciência Negra Ceará 2013 – 2ª Semana + 30: Abógun Bólu (Otávio Bomfim), CENSF- Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (Messejana), Centro Cultural Zé Testinha(Vila União), Lar Francisco de Assis(Luciano Cavalcante), North Shopping (São Gerardo), Casa de Nazaré (Montese), Estação João Felipe e Estação Metrô José de Alencar (Centro). Além disso, os participantes terão a realização do Seminário Patrimônio: Terra da Luz – a Influência da Cultura Negra no Fazer Cultural de Fortaleza. “O objetivo é ampliarmos mais esse debate como forma de fortalecer os estudos e a contribuição da cultura negra no Ceará. É um legado importante que o festival precisa deixar para a comunidade científica, os integrantes de grupos folclóricos e para a sociedade”, explicou Sheila Fernandes, diretora executiva do festival.

Com dois dias a mais na programação e mais três grupos participando das apresentações, o Festival Internacional de Folclore se consolida já na segunda edição como um dos maiores encontros das tradições folclóricos do País.  “Em 2012 o festival cumpriu o anseio de grupos e público, que queriam muito um evento dessa expressão. Agora, precisamos ampliar, valorizar e consolidar o projeto, fixando-o no calendário oficial e tornando o Ceará como um grande palco da cultura popular brasileira”, esclareceu Sheila.

A Organização do Festival Internacional de Folclore do Ceará, sente-se honrada em sua 2ª edição homenagear a professora, folclorista e musicóloga Maristela Ataíde Holanda e a Cia de Danças Folclóricas Luar do Sertão pelos seus 40 anos de história. Reconhecemos sua dedicação ao folclore cearense atuante durante décadas de serviço prestado a comunidades e a sociedade cearense com o desenvolvimento de seu trabalho realizado com amor e identidade.

O festival é uma realização da Encena Produções em parceria com Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore e Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), e espera receber cerca de quatro mil pessoas em cada dia da programação.

Além das apresentações de maracatu, vaqueiros de marajó, lundu, síria, carimbó, boi, ciranda, coco, são gonçalo, dança do congo, baião, xote, xaxado, puxada de rede, frevo e maneiro pau ainda estão previstas apresentações especiais, entre outras atrações.

Grupos confirmados:

Nordeste: Cia Capibaribe Dança – PE, Cia de Dança Pisada do Sertão – PB

Sul/Sudeste: Tropeiros do Litoral – SC, Cia de Dança Andora UFES – ES

Norte: Grupo Frutos do Pará – PA

Internacional: Ballet Foklorico Iberoamericano del Paraguay – Paraguai

Regionais CE: Afoxé Acabaca, Afoxé Filhos de Oyá, Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, Cia De Dança Estrelas da Rua, Cia De Danças Folclóricas Luar do Sertão , Grupo de Capoeira Negaça, Grupo de Dança Tablado, Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, Grupo Miraira, Grupo Parafoclorico Terra da Luz, Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão, Grupo Tradições Cearenses, Maracatu Nação Baobab , Maracatu Nação Iracema, Maracatu Vozes da África – CE, Ore Anacã – UFC – CE, Quadrilha Ceará Junino – CE, Txai Cia de Danças Populares – CE

Fortalecendo as parcerias estabelecidas, destacamos a Secretaria da Cultura do Ceará, a Secretaria de Cultura de Fortaleza, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Centro Cultural do Bom Jardim, Associação dos Produtores e Empreendedores do Estado do Ceará, Comissão Cearense de Folclore, Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), Associação Txai Cultura e Arte, Fundação Santa Terezinha, 23ºBC, Faculdade Mauricio Nassau, Rede Agnus, Santa Clara, Ernanitur, North Shopping e Banco do Nordeste.

Serviço:

II Festival Internacional do Folclore do Ceará