Secult anuncia R$ 4 milhões para o XI Edital de Cinema e Vídeo 2013-2014

21 de novembro de 2013 - 17:31

A unificação dos editais 2013-2014 para o cinema e vídeo foi um dos pontos discutidos durante a reunião, realizada nesta quinta-feira, 21, com produtores de audiovisual convidados pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, Secult, a fim de discutir mudanças no Edital. Durante o encontro, transmitido ao vivo pelo twitter, foi divulgado o valor de R$ 4.076.000,00 para o XI Edital Cinema e Video 2013-2014, com acréscimo de 7% em relação à edição anterior. O secretário da Cultura, Paulo Mamede, afirmou que a unificação das edições foi a solução para resolver a questão da polêmica em torno dos prazos de realização dos projetos. Assim, “o proponente vai habilitar seu projeto no ano corrente e terá o ano seguinte para realizá-lo”, explicou o secretário.

Na reunião, o secretário-executivo da Secult, Paulo Victor Feitosa, informou que o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, vai propor um intercâmbio para circulação da produção audiovisual cearense entre os países do Brics ( (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A proposta será apresentada durante a VI Cúpula do Brics – evento que vai reunir os líderes destes países, em março de 2014, no centro de Eventos do Ceará.

O processo de seleção dos projeto  do Edital Cinema e Video foi amplamente debatido pelos participantes, que questionaram, por exemplo, o “método técnico matemático” de análise, que “inviabiliza um olhar mais sensível sobre a ideia”, destaca o realizador de cinema Victor Furtado. Do mesmo modo, a composição da comissão de seleção também foi questionada e dividiu opiniões em relação a procedência dos integrantes. “Está na hora de aprendermos a confiar no pessoal daqui”, afirmou o produtor de cinema e ator Enrique Patricius, ao defender que a comissão seja composta por cearenses. Já Furtado, defende que os avaliadores venham de fora, justificando “isso dá maior isenção e imparcialidade nas escolhas”. O grupo sugeriu ainda outras mudanças no Edital, como a abertura pública dos documentos apresentados pelos proponentes e a inclusão de um calendário no próprio edital, com datas definidas para cada etapa do processo de seleção.

De acordo com o coordenador do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura,  SIEC, Pedro Edson, todas as sugestões serão avaliadas para redação final do Edital, que deve acontecer em um prazo de 10 dias. Ainda sobre alterações, a coordenadora de Ação Cultural da Secult, Glicia Gadelha, lembrou que o prazo para Consulta Pública para reformulação da lei foi encerrado na sexta-feira, 15, mas que até o dia 27 deste mês poderão ser enviadas colaborações para o e-mail codac@secult.ce.gov.br.

Próxima reunião

Sexta-feira (22/11) – reunião com todos os produtores, artistas e gestores interessados nos editais da Secretaria para as diversas linguagens, como o Edital de Incentivo às Artes. O calendário dos editais e o formato da apresentação dos projetos serão alguns dos temas debatidos.

A reunião acontece no Auditório da Secult (Rua Major Facundo, 500, Centro, Fortaleza). Informações: 3101-6767 / Transmissão online pelo site da Secretaria: www.secult.ce.gov.br