Cine São Luiz será o mais bonito do Brasil após restauração, diz secretário da Cultura

18 de novembro de 2013 - 13:45

 

Fechado desde julho de 2010, o Cine São Luiz abriu as portas na manhã desta segunda-feira (18/11) para o secretário da Cultura do Estado anunciar as obras de restauração e recuperação do equipamento. “O Cine São Luiz vai ser o cinema mais bonito deste país e continuará servindo como referência para várias gerações do Estado do Ceará e de Fortaleza”, disse Paulo Mamede. Na ocasião, o secretário também anunciou que as obras vão devolver a fachada original do prédio, inaugurado em 1958. Outra novidade é a ampliação do palco, possibilitando o uso para outras linguagens artísticas, além do cinema, como o teatro e a dança, e transformando o equipamento em um cine-teatro.

O entusiasmo do secretário foi compartilhado pelas pessoas que compareceram ao saguão do Cine São Luiz para o anúncio das obras e também por transeuntes da Praça do Ferreira que aproveitaram para entrar no prédio, tirar fotografias e admirar a beleza dos elementos arquitetônicos, das escadarias, do piso e do revestimento em mármore e dos lustres. Além da empolgação com a boa notícia da restauração e recuperação, cada um tinha uma história particular para contar da relação afetiva com o Cine São Luiz: a lembrança dos filmes ali exibidos, das últimas sessões, dos namoros na plateia, das antigas matinês…

As obras de restauração e recuperação do Cine São Luiz devem ser concluídas em maio de 2014. A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para o início dos trabalhos será realizada ainda este mês, com a presença do governador Cid Gomes e representantes da Construtora Granito Ltda, empresa vencedora do processo licitatório com o valor de R$ 15.287.832,21. O equipamento, tombado pelo governo do Estado em 1991, passará por uma completa recuperação, que inclui melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, projeção, climatização, além dos assentos, piso e revestimentos.

Obras em outros dez equipamentos

Outros dez equipamentos culturais mantidos pela Secretaria da Cultura vão passar por obras de restauração, recuperação, conservação ou instalação. O ato simbólico para assinatura da Ordem de Serviço das obras de recuperação e conservação do Theatro José de Alencar foi realizado no último dia 11 de novembro. A assinatura da Ordem de Serviço para as obras de integração entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel está prevista ainda para este mês. Mas outras obras no próprio Dragão do Mar, na Biblioteca e no Centro Cultural Bom Jardim também serão realizadas.

O prédio do Museu do Ceará também será restaurado. A Secretaria da Cultura aguarda apenas a análise técnica dos projetos encaminhados ao Instituto do Patrimônio Histórico-Artístico Nacional (Iphan) para abertura do processo licitatório. O projeto de restauração e reforma completa do Arquivo Público do Estado do Ceará já foi encaminhado para abertura de licitação no Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), onde também está em fase de conclusão o projeto arquitetônico para reforma do Arquivo Intermediário. A instalação da Pinacoteca do Ceará, nos galpões da antiga estação ferroviária João Felipe, já conta com R$ 5.596.423,00 autorizados pelo governador Cid Gomes.

Além das obras em equipamentos culturais mantidos pela Secult em Fortaleza, a Secretaria promove desde o último mês de outubro a reforma de edificação em Quixadá para instalação do Memorial do Cego Aderaldo e encaminhou ao DAE, no início deste mês, projeto para abertura de licitação das obras de recuperação e conservação da Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim. “Todas essas obras são para que nossos equipamentos guardem de forma digna sua simbologia e afetividade, pois são instrumentos de ligação entre várias gerações”, avaliou o secretário. A expectativa é que parte das obras seja entregue até julho e a outra parte até dezembro de 2014.