Shows musicais encerram programação da Secult para Dia Nacional da Cultura

6 de novembro de 2013 - 09:40

Apresentações musicais na Praça do Ferreira encerraram a programação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em comemoração ao Dia Nacional da Cultura. A banda cearense de reggae Rebel Lion foi a última atração a subir ao palco na noite dessa terça-feira (5/11).

Antes, o público assistiu ao show de Marcos Lessa e participação especial de Lorena Nunes, com um repertório que incluiu composições de Vinicius de Moraes, Wilson Simonal, Gonzaguinha e o Pessoal do Ceará – Fagner, Ednardo e Belchior. Aliás, o cantor e compositor Belchior foi homenageado na mesma noite com a apresentação de José Maria “Bel” cantando músicas do artista sobralense.

“Bel” e Ricardo Maia fazendo um tributo a Tim Maia aqueceram o público que passava pela Praça do Ferreira ou foi ao local para prestigiar o encerramento da programação da Secult. As apresentações artísticas na praça para o encerramento da programação começaram às 16 horas, com o Maracatu Reis de Paus, a banda Vitrola Nova, o grupo Malabares Estrelas de Rua, o Palhaço Colorau e violinistas, mas ao longo de todo o dia houve diversas atividades, organizadas pela Secult e pelos equipamentos culturais do Governo do Estado.

O dia começou e terminou com demonstração de arte nas praças do Centro de Fortaleza. Se às 7 horas, houve alvorada festiva com artistas circenses da Companhia Itinerante Malabares e bandas de música nas praças do Ferreira, José de Alencar, da Estação, da Bandeira e dos Leões, às 17 horas foi a vez do entardecer com artistas de rua e capoeiristas, nos mesmos espaços.

A programação da Secult alusiva ao Dia Nacional da Cultura incluiu ainda café da manhã com funcionários da Secretaria e dos equipamentos culturais do Governo do Estado no Jardim do Theatro José de Alencar, tendo a apresentação de canto e teclado do músico David Valente, e concentração de artistas, produtores e gestores culturais na Praça da Imprensa para cortejo até a Assembleia Legislativa. No parlamento estadual, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho se apresentou em sessão especial e o secretário da Cultura Paulo Mamede anunciou novas ações do Governo do Estado e o investimento de R$ 30 milhões para obras e reformas de equipamentos culturais do Estado.

No Museu do Ceará, foi realizado o lançamento de kits educativos que, a partir de agora, serão utilizados pelos educadores em todas as visitas ao equipamento previamente agendadas por grupos de estudantes do Ensino Fundamental. Na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, houve a abertura da exposição Paurillo Barroso e a Diversidade Cultural Brasileira, em homenagem ao compositor, promotor cultural e diretor artístico cearense. E no Arquivo Público do Estado do Ceará foi aberta, ainda na segunda-feira (4/11), a Exposição Memórias Reveladas: as Lutas Políticas no Ceará (1964-1985)”.