Encontros de Agosto 2013 abre convocatória para fotógrafos com o tema “Memória”

6 de novembro de 2013 - 15:02

Está aberta a convocatória para a próxima mostra coletiva do Encontros de Agosto 2013, que este ano tem como tema “Memória e Produção do Conhecimento”. A mostra reunirá ensaios de fotógrafos cearenses e portugueses no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). A exposição será aberta no dia 28 de novembro. As inscrições podem ser feitas pela internet até 14 de novembro.

Fotógrafos cearenses ou residentes no Ceará há pelo menos dois anos, profissionais ou amadores, podem participar com propostas em torno do tema “Memória”, em projeções ou ampliações, realizadas nos últimos três anos. Serão apresentados até 30 ensaios inéditos ou já exibidos, escolhidos pelo conselho curatorial desta edição. Os trabalhos deverão ser desenvolvidos e inscritos de acordo com as categorias indicadas no regulamento. Não serão avaliadas nesta seleção obras já expostas em edições anteriores do Encontros de Agosto.

Haverá ajuda de custo para todos os participantes aprovados e premiação para os autores dos três ensaios mais bem avaliados por voto popular. O 1º lugar receberá passagem e hospedagem para participar do festival Encontros da Imagem, na cidade de Braga, em Portugal, em setembro de 2014. O 2º lugar receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.500,00 e o 3º lugar prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00. As propostas serão selecionadas conforme as condições descritas na convocatória, disponível no site www.encontrosdeagosto.net.

A exposição consolida o intercâmbio entre o Encontros de Agosto 2013 e o festival Encontros da Imagem, realizado em Braga, Portugal, desde 1987. Autores portugueses serão convidados pela curadora Ângela Berlinde, diretora do festival, e participarão de programação em Fortaleza.

O Encontros de Agosto tem coordenação geral de Patricia Veloso, coordenação executiva de Glicia Gadelha e conselho curatorial composto pelos fotógrafos e pesquisadores Ângela Berlinde, Fernando Jorge Silva e Silas de Paula. O festival é promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará e realizado por Instituto Anima Cult e Imagem Brasil; com apoio cultural do Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE); Companhia Energética do Ceará (Coelce); Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor; e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, com recursos do V Edital Mecenas do Ceará. Conta ainda com a parceria do festival português Encontros da Imagem; do Instituto da Fotografia (Ifoto), do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira (RPCFB).

SERVIÇO:  Convocatória de fotógrafos cearenses para mostra do Encontros de Agosto 2013. Inscrições abertas até 14 de novembro de 2013. Regulamento e inscrições através do sitewww.encontrosdeagosto.net. Mais informações: (85) 3261-0525. E-mail: encontrosdeagosto@gmail.com.

DÉGAGÉ

Assessorias de Imprensa