Documentário “Outro Sertão” será exibido no I FIB – Festival Internacional de Biografias

6 de novembro de 2013 - 14:06

O documentário Outro Sertão“, das cineastas Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, será exibido na Mostra de Cinema do I Festival Internacional de Biografias – FIB, que acontecerá em Fortaleza de 14 a 17 de novembro no Estoril e entorno. A exibição será no dia da abertura do FIB, às 18 horas, seguido de debate com as diretoras do filme e Diego Hoefel, realizador e professor da Universidade Federal do Ceará.

“Outro Sertão” é um documentário sobre o período  em que o escritor João Guimarães Rosa viveu na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia.  Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Guimarães Rosa na Alemanha nazista.

AS DIRETORAS

Adriana Jacobsen é realizadora audiovisual e pesquisadora, licenciada em Letras pela UFES, graduada e mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Vive no Brasil e na Alemanha.

Soraia Vilela é jornalista e tradutora, graduada em Comunicação Social pela PUC-MG e em Estudos Culturais pela Universidade Humboldt de Berlim, com mestrado em Cinema pela mesma universidade. Vive em belo Horizonte.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BIOGRAFIAS

Festival Internacional de Biografias – FIB tem o objetivo de constituir uma esfera de debates em torno da arte biográfica literária e audiovisual. Resultado de uma série de conversas entre o sociólogo Paulo Linhares e a jornalista Bete Jaguaribe nos últimos três anos, o I FIB acontece no meio da polêmica em torno da liberação das biografias não autorizadas, cujo desenrolar, coincidentemente, ocorre três dias depois, quando o Supremo Tribunal Federal decidirá sobre o assunto que vem mobilizando a intelectualidade do país.

“Histórias de vida” é a temática orientadora da programação do FIB, que terá debates, exibição de filmes, exposição, oficinas, shows musicais e feira do livro. Ambientado no Estoril, na Praia de Iracema, onde será instalada uma estrutura de tendas para o evento, o I Festival Internacional de Biografias reunirá em Fortaleza os mais importantes biógrafos brasileiros da atualidade naProgramação Literária.

MOSTRA DE CINEMA

Como um festival pensado também na relação livro x audiovisual, grandes diretores que levaram ao cinema a vida de personalidades da nossa história estarão na MOSTRA DE CINEMA com a exibição de filmes seguida de debate. Além de Outro Sertão”, serão exibidos Jards”,de Eryk Rocha, sobre a vida de Jard Macalé (seguido de debate com o diretor Eryk Rocha e o realizador Guto Parente), O filho do Holocausto”, de Pedro Bial e Heitor D’Allincourt (debate com o diretor Heitor D’Allincourt e o realizador Armando Praça) e “A arte do Renascimento – uma cinebiografia de Silvio Tendler”, de Noilton Nunes (debate com o diretor Noilton Nunes e o cineasta Sílvio Tendler, o grande homenageado do FIB, mediado pelo jornalista Dellano Rios.

I Festival Internacional de Biografias – FIB é apresentado pelo Ministério da Cultura e Banco do Nordeste, numa realização do Instituto de Referência da Imagem e do Som – IRIS e Governo Federal. Produção Executiva: Quitanda das Artes. Promoção: Prefeitura Municipal de Fortaleza. Apoio Cultural: Secretaria Estadual de Cultura, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Agradecimentos: Guanabara e Coelce.

OUTRO SERTÃO – FICHA TÉCNICA

Documentário | 73min |

Direção: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela

Produção executiva: Beatriz Lindeberg

Fotografia: Jacob Solitrenick, Yliswa Gartig, Thomas Keller, Roberto Reis, Adrian Cooper, Fernando Coster e Adriana Jacobsen

Montagem: Isabela Monteiro de Castro

Som: O Grivo

Trilha Sonora: O Grivo

Coprodução: Galpão Produções/ Instituto Marlin Azul

SERVIÇO

I Festival Internacional de Biografias – FIB – De 14 a 17 de novembro no Estoril (Rua dosTabajaras, 359 – Praia de Iracema. Informações: (85) 3235-4063. E-mail:contato@festivaldebiografias.com.br. As inscrições deverão ser feitas no site do FIB. Acesso gratuito.

Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

(85)3252-5401 / 9989-5876 / 9989-3913