Dia Nacional da Cultura: Secult promove programação especial e anuncia novas ações

1 de novembro de 2013 - 11:40

 

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizará uma programação especial na próxima terça-feira (5/11), Dia Nacional da Cultura. O anúncio de novas ações da pasta e do investimento, pelo Governo do Estado, de R$ 30 milhões em novos recursos para obras e reformas de equipamentos culturais do Estado será acompanhado de uma programação festiva e de mobilização de artistas, produtores, gestores, parlamentares e da população em geral, em prol de avanços nas políticas públicas de cultura.

Os diversos equipamentos culturais do Governo do Estado participarão da programação do Dia Nacional da Cultura, com atividades especiais. Também haverá programação nas praças do Centro de Fortaleza – Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, Praça da Estação, Praça da Bandeira e Praça dos Leões. Desde a alvorada com a Companhia Itinerante Malabares e com a Banda Acas, às 7 da manhã, simultaneamente em todas as praças, passando pelo café da manhã com os servidores da Secult no Theatro José de Alencar, às 8h, com apresentação do músico Davi Valente. Na Praça do Ferreira, às 9h, será aberta a Feira Pública de Artesanato, Moda, Gastronomia e outras linguagens, que se estenderá ao longo do dia. A praça também abrigará oficinas de origami e de contação de histórias.

Cortejo até a Assembleia

Às 9h30, na Praça da Imprensa, na Aldeota, terá início a concentração de um cortejo de artistas, produtores e gestores, de Fortaleza e de municípios do Interior do Estado, em um ato de mobilização social em favor da cultura. Entre os participantes confirmados estão integrantes do Instituto Garajal, da Companhia Bate Palmas, do Grupo Cordapés e da Companhia Estrelas de Rua.

O grupo sairá em cortejo até a Assembleia Legislativa, onde, às 11h, acontecerá Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Cultura. A Sessão Especial, que contará com apresentação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, será realizada, no 2o. Expediente da Assembleia, atendendo a requerimento do presidente da Casa, deputado estadual José Albuquerque, acolhendo sugestão do secretário de Cultura do Governo do Estado, Paulo Mamede.

A Sessão Especial marcará a abertura da consulta pública através da qual poderão ser enviadas propostas para a reformulação da Lei do Sistema Estadual de Cultura – SIEC (Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006), a ser promovida pelo Governo do Estado, unindo as contribuições dos cidadãos às sugestões definidas pela Secult e por um Grupo de Trabalho arregimentado pela Secretaria, reunindo artistas, produtores e especialistas em legislação cultural.

Durante a Sessão Especial também será apresentada pela Secult a proposta de reformulação da Lei do Conselho Estadual de Cultura (Lei No. 13.400, de 17 de novembro de 2003), a ser enviada em breve pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, contemplando representantes de mais linguagens no Conselho e alterando detalhes de seu funcionamento, em prol de um processo de atuação mais democrático e participativo.

“O cortejo e a Sessão Especial na Assembleia Legislativa serão momentos importantes para dar mais visibilidade às pautas da cultura, que consegue gerar a união de esforços de gestores, artistas, produtores, parlamentares e da população em geral, em um ato de mobilização coletiva por melhorias nas ações, nos projetos e nos equipamentos culturais do Estado”, destaca o secretário Paulo Mamede, ressaltando a importância de conquistas como os novos recursos para obras e reformas no Theatro José de Alencar, no Cine São Luiz e no Museu do Ceará, entre outros equipamentos, além da instalação da Pinacoteca do Estado.

“Nosso objetivo é garantir que as políticas públicas do Estado para a cultura tenham funcionamento, na prática e no dia a dia, de forma democratizada, acessível a todos, em condições justas e igualitárias, priorizando o interesse da sociedade, o direito de cada um à cidadania cultural”, enfatiza o secretário. “O cidadão tem o direito de contar com os equipamentos da Secretaria em boas condições e com programação de qualidade, de ter acesso aos produtos culturais que contam com recursos do Estado e precisam de tramitação mais rápida dos processos. Mas também precisam estar mais disponíveis à população em geral, com melhor distribuição e mais divulgação”, acrescenta Paulo Mamede, justificando a necessidade de melhorias na Lei do Sistema Estadual de Cultura – SIEC.

Praça do Ferreira

A partir das 16h as atividades retornam à Praça do Ferreira, com apresentações do Maracatu Reis de Paus, da Malabares Estrelas de Rua e de diversos artistas. Às 17h30 as cinco praças do Centro voltam a ser ocupadas por programação artística, com a Companhia Itinerante Malabares e a banda Acas.

Na Praça do Ferreira, às 18h acontece pronunciamento do secretário de Cultura, Paulo Mamede, reforçando os principais temas trabalhados no Dia Nacional da Cultura, no Ceará. Às 18h30 acontece a abertura da exposição fotográfica “A Praça na Praça – Marcos e Memórias – A História da Praça do Ferreira”.  Fruto de um projeto coordenado por Patrícia Veloso e apoiado com recursos do Fundo Estadual de Cultura, a exposição reúne imagens assinadas por Fábio Lima, Gentil Barreira, Jarbas Oliveira, Leo Kaswiner, Luciano Saboia, Maurício Albano e Nelson Bezerra, além de fotos pertencentes a acervos familiares, à Aba Film e ao Arquivo Nirez. As imagens são acompanhadas de legendas elaboradas por Ângela Barros Leal e Márcio Moreira.

A partir das 19h terão início os shows musicais na Praça do Ferreira, com tributos a Tim Maia (com o cantor Ricardo Maia) e ao compositor cearense Belchior (com o cantor José Maria “Bel”). Às 20h sobe ao palco o cantor e compositor Marcos Lessa, um dos nomes mais elogiados da nova cena musical do Ceará, atualmente em destaque nacional no programa televisivo “The Voice”. O show contará com participação de outra representante da nova música de Fortaleza, a cantora e compositora Lorena Nunes.

A noite será encerrada ao som do reggae da banda Rebel Lion. As apresentações musicais serão acompanhadas de projeções de fotografias, com o Instituto Anima.

Serviço


5 de novembro – Dia Nacional da Cultura

Programação

7 horas
Centro
Alvorada com artistas circenses da Companhia Itinerante Malabares e bandas de música, na Praça do Ferreira, na Praça José de Alencar, na Praça da Estação, na Praça da Bandeira e na Praça dos Leões.

8 horas
Theatro José de Alencar
Café da manhã com funcionários da Secult e dos equipamentos culturais do Governo do Estado – Jardim do Theatro José de Alencar. Com apresentação do músico David Valente.

9 horas
Praça do Ferreira
Abertura da Feira Pública de Artesanato, Vinil, Moda, Gastronomia e outras artes.

9h30min
Praça da Imprensa
Concentração de artistas, produtores e gestores culturais. Com Instituto Garajaú, Cia Bate Palmas, Grupo Cordapés, Cia Estrelas de Rua, entre outros. Da praça, o grupo segue em cortejo até a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

11 horas
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho

Sessão Especial pelo Dia Nacional da Cultura

Apresentação de obras, projetos e ações da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará

Abertura da consulta pública para reformulação da Lei do Sistema Estadual de Cultura (SIEC)
Apresentação do projeto de reforma da Lei do Conselho Estadual de Cultura (CEC)

16 horas
Praça do Ferreira
Apresentações do Maracatu Reis de Paus, da banda Vitrola Nova e do grupo Malabares Estrelas de Rua

Artistas de rua (Palhaço Colorau e violinistas)

17 horas

Entardecer com artistas de teatro de rua e capoeiristas na Praça do Ferreira, na Praça José de Alencar, na Praça da Estação, na Praça da Bandeira e na Praça dos Leões.

18 horas
Praça do Ferreira
Pronunciamento do secretário de Cultura do Governo do Estado, Paulo Mamede
Abertura da exposição fotográfica “A Praça na Praça – Marcos e Memórias – A História da Praça do Ferreira”

19 horas
Praça do Ferreira
Show musicais: Tributo a Tim Maia (com Ricardo Maia) e Belchior (com José Maria “Bel”)

20 horas
Praça do Ferreira
Show: Marcos Lessa (participação especial: Lorena Nunes)

21 horas
Praça do Ferreira
Show: Banda Rebel Lion

Contatos

Assessoria de Imprensa Secult

imprensa@secult.ce.gov.br

31016761/88788805

 

Fotos:

MARCOS LESSA – Cantor e compositor – Foto 1

MARCOS LESSA – Cantor e compositor – Foto 2

MARCOS LESSA – Cantor e compositor – Foto 3

GRUPO GARAJAL

LORENA NUNES – Cantora e compositora