Biblioteca Pública homenageia Vinicius de Moraes em programação cultural

1 de novembro de 2013 - 10:20

Uma homenagem à vida e à obra de Vinicius de Moraes. No ano do centenário de nascimento do “Poetinha”, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel dedica a ele a programação cultural de novembro de 2013, que tem início nesta sexta-feira (1º/11), a partir das 14 horas. Nas visitas guiadas aos diversos setores da Biblioteca ou nas atividades de contação de história, musicalização, jogos e brincadeiras, haverá este mês sempre uma referência a Marcus Vinitius da Cruz de Melo Moraes, que nasceu em 19 de outubro de 1913 e morreu em 9 de julho de 1980, na mesma cidade, o Rio de Janeiro.

Organizada pelo Setor Infantil da Biblioteca, a programação cultural é voltada principalmente para as crianças, para as quais Vinicius também se voltou ao escrever um conjunto de poemas infantis, lançado em livro em 1970 sob o título de “A Arca de Noé”, que, na década seguinte, virou um clássico da música brasileira para os pequenos com o lançamento de dois discos homônimos. Além de poeta, Vinicius, que tinha formação acadêmica em Letras e Direito, foi compositor, dramaturgo, crítico de cinema, jornalista e diplomata. Cartazes com fotos, fragmentos de poemas ou curiosidades sobre a vida do artista, recitação de poesias e a música de Vinicius vão permear os espaços de visitação.

A programação cultural da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel ocorre mensalmente e tem como objetivo principal incentivar a leitura. Nas atividades coordenadas por duas bibliotecárias e uma pedagoga, os visitantes participam de jogos, dinâmicas e brincadeiras para adivinhar os nomes de autores e obras da literatura, adotar o cuidado com os livros, fazer a leitura de versões resumidas e estimular a coordenação motora.

Além da programação cultural, a Biblioteca Pública oferece como atividade permanente para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos as visitas guiadas aos setores do equipamento, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado. Estudantes de escolas públicas e particulares, universitários da capital e do interior, associações e grupos diversos podem fazer o agendamento por telefone, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Serviço
Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel
Agendamento para visitas guiadas: (85) 3101.2549
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas. O Setor Infantil fica aberto das 8 às 17 horas. Aos sábados, todos os setores da Bilbioteca funcionam das 9 às 17 horas.

Programação Cultural – Novembro 2013
DIA 1º – SEXTA-FEIRA
Tarde

14h – Visita aos setores Braille e Infantil
15h – Contação de história

DIA 8 – SEXTA-FEIRA
Manhã
8h30min – Visita aos setores Braille e Infantil
9h30min – Contação de história e musicalização com o arte-educador Francisco Gilson

Tarde
14h30min – Visita aos setores Braille e Infantil
15h30min – Contação de história e musicalização com o arte-educador Francisco Gilson

DIA 12 – TERÇA-FEIRA
Tarde
14h30min – Visita aos setores Braille e Infantil
15h30min – Jogos das 3 Pistas, para identificar nomes de autores e obras da literatura infantil

DIA 14 – QUINTA-FEIRA
Tarde
14h30min – Visita aos diversos setores da Biblioteca
15h30min – Jogos da Conservação, para estimular o cuidado com os livros

DIA 19 – TERÇA-FEIRA
Tarde
14h – Visita aos diversos setores da Biblioteca
15h30min – Dinâmica Predição (Asa de Papel), para identificar o nome de livros a partir da leitura de versões resumidas

DIA 26 – TERÇA-FEIRA
Manhã
8h30min – Visita aos setores Braille e Infantil
9h – Oficina de brinquedos reciclável, para estimular a coordenação motora a partir da construção de brinquedos