Museu da Cultura Cearense lança edital para Seleção de Alunos para Atividade de Pesquisa Voluntária

16 de outubro de 2013 - 16:20

O Núcleo de Pesquisa Cultura e Memória, do Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, torna público a presente convocação para seleção de alunos de graduação para preenchimento de 12 vagas de atividade de pesquisa não remunerada, atrelada ao Projeto Comida Ceará

DO PROJETO E OBJETIVO DA ATIVIDADE

O Núcleo de Pesquisa Cultura e Memória (NPCM) objetiva a realização de pesquisas a partir da observação, análise e interpretação do patrimônio cultural do Estado do Ceará. Visa fortalecer a produção de conhecimento no âmbito do Museu, garantindo vitalidade ao MCC, através do estímulo à reflexão e produção de interpretações do mundo e da sociedade. Trata, ainda, da documentação, processamento técnico de documentos (fontes escritas, orais, iconográficas e audiosvisuais) e produção escrita para exposições e publicação.

O Projeto Comida Ceará tem sido o principal foco dos esforços do NPCM, sobretudo no último triênio. Trata-se de uma pesquisa de grande envergadura, iniciada em 2008, que tem como objeto os sistemas alimentares de diversas regiões do Ceará. 
Esta pesquisa vem objetivando a realização de uma leitura complexa e dinâmica dos sistemas alimentares cearenses, sua diversidade e tradição inventiva. O Projeto tem como eixo estimular a interpretação dos significados possíveis que a alimentação assume na vida local e documentar acervos, valorizando e divulgando esse patrimônio através de ações como exposições e publicações.

As pesquisas de campo foram concluídas em 2011, com o saldo de um vasto e diversificado acervo de entrevistas, fotos e objetos. O ano de 2012 foi marcado por um trabalho de sistematização e planejamento para a elaboração de dossiês temáticos com base no material do acervo.

O objetivo dessa atividade de pesquisa é estabelecer uma parceria entre o Memorial da Cultura Cearense e o Curso de Gastronomia da UFC, contribuindo para a formação interdisciplinar dos estudantes e o enriquecimento de ambas as instituições.
A atividade terá duração de dois meses, novembro e dezembro de 2013. O foco do trabalho será os dossiês temáticos, para os quais os estagiários desenvolverão atividades específicas, de acordo com a peculiaridade de cada eixo temático. Esses eixos são: Milho, Mariscos, Carnes, Baião-de-dois, Doces e Mel. Para cada eixo serão disponibilizadas duas vagas.
Além do ganho de experiência e dos créditos no currículo, destacamos como contrapartida para os voluntários da pesquisa:
– Menção como colaborador nos dossiês produzidos (destacando a sistematização de receitas, quando for o caso);
– Declaração detalhada do trabalho executado ao longo do período de pesquisa;
– Participação no Seminário sobre cultura alimentar, em março, por meio de comunicação sobre as primeiras impressões da pesquisa realizada no acervo do Projeto Comida;
– Orientação para produção de artigo de livre escolha dentro do eixo temático;
– Acesso a dados empíricos originais, colhidos pelo Projeto Comida, para desenvolvimento posterior de pesquisa acadêmica, desde que sejam mencionadas as fontes.

  1. DAS ATIVIDADES DO PESQUISADOR VOLUNTÁRIO

Os pesquisadores voluntários desenvolverão atividades em parceria com os pesquisadores responsáveis pelos dossiês, que atuarão como seus orientadores dentro do Projeto Comida.
Tais atividades podem envolver levantamento de dados secundários, levantamento bibliográfico, sistematização de receitas a partir de entrevistas e fotos, sistematização de processos e produção textual.
A atividade de pesquisa deve ter a disponibilidade de 20 horas mensais, totalizando a carga horária de 80 horas ao longo dos dois meses. O trabalho se realizará nas modalidades: presencial e à distância.

  1. DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Poderão se candidatar alunos do curso de Gastronomia que atendam aos seguintes critérios:
– Estejam cursando do segundo ao quinto semestre do curso;
– Tenham disponibilidade de tempo e interesse pelas temáticas dos dossiês;
– Possuam acesso à internet;
– Apresentem habilidade de escrita;
– Disponham de conhecimento de Office, Skype e Dropbox.

A participação dos candidatos está também condicionada à entrega da documentação completa, conforme disposto no item 4 deste edital.

  1. DAS INSCRIÇÕES E DOCUMENTAÇÃO

As inscrições serão realizadas no Museu da Cultura Cearense – MCC, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre os dias 14 e 18 de agosto, das 14h às 17h.
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81. Outras informações: 3488.8621. 
E-mail: npcm.mcc@gmail.com

Documentos necessários para a inscrição:
– Carta de intenções, manifestando a razão do interesse no projeto e a escolha justificada de um dos eixos de trabalho (ver orientações específicas no anexo I deste edital); 
– Elaboração de um texto (01 lauda) com reflexões acerca dos temas Alimentação e Cultura. 
– Histórico escolar atualizado do estudante, com os resultados do semestre letivo anterior;
– Cópia da identidade;
– Formulário de inscrição completamente preenchido e assinado pelo estudante.
Observação: todos os itens são obrigatórios.

  1. DO PROCESSO SELETIVO

A seleção será feita por uma comissão mista, composta por um professor do curso de Gastronomia e pelos pesquisadores do Projeto Comida. O processo seletivo constará das seguintes fases:

  1. Análise da carta de intenção e documentos apresentados.
  2. Análise do texto elaborado pelo candidato em torno dos temas: Alimentação e Cultura.
  3. Entrevista individual para fins de eliminação e classificação.

  1. QUADRO DE VAGAS

Dossiê

Vagas

Milho

2

Mariscos

2

Carnes

2

Mel

2

Doces

2

Baião

2

 

  1. CRONOGRAMA

O cronograma deste Edital segue as datas apresentadas na tabela a seguir:

Datas

Atividades

14/10/2013

Lançamento do Edital e Início das inscrições

18/10/2013

Data limite para inscrições

21/10/2013

Avaliação dos currículos e textos elaborados pelos candidatos

22/10/2013

Divulgação dos selecionados para entrevistas.

24 e 25/10/2013 A partir das 9h

Realização das entrevistas

28/10/2013

Resultado Final

01/11/2013

Início das atividades

 

Comissão Organizadora do Processo Seletivo
Fortaleza, 07 de outubro de 2013.



ANEXO I – ORIENTAÇÃO PARA CARTA DE INTENÇÕES

A Carta de Intenções deve ser produzida considerando-se as seguintes orientações:

  1. Explique o seu interesse por esse trabalho de pesquisa.
  2. Justifique a sua escolha temática (dossiê).
  3. Descreva quais suas expectativas em relação ao estágio, inserindo-o em seu projeto profissional.
  4. Procure responder: em que aspectos, em termos de habilidades, atitudes e conhecimentos, você acredita que poderá contribuir na realização do estágio?

 

O texto deve conter o máximo de 2500 caracteres com espaço, apresentando a seguinte formatação: fonte Arial 12, espaçamento 1,5, parágrafo justificado.