Festival Internacional de Teatro de Rua de Aracati

16 de outubro de 2013 - 14:15

A histórica cidade de Aracati, a 150 km de Fortaleza, no ano que completa 171 anos de existência, sedia a nona edição do maior festival de internacional de teatro de rua, o IX FESTMAR. O Festival, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, com grupos teatrais de norte a sul do Brasil, África e da América Latina.

Com mais trinta espetáculos, o IX FESTMAR reunirá cerca de 300 atores e atrizes que farão cinco dias de muita cultura popular, teatro de rua e diversão nas praças, becos e monumentos do patrimônio histórico nacional de Aracati.

De acordo com o coordenador executivo do Festival, Teobaldo Silva, neste ano de 2013 passa da categoria de festival nacional para ser um encontro mundial dos artistas populares e palco para apresentações do teatro de rua praticado na Europa, África e América Latina. Nesta edição o IX FESTMAR fará uma homenagem ao teatrólogo cearense Walden Luiz, ele que foi um dos principais incentivadores de toda a nova geração de atores do Aracati.

Surgido em 1999, a partir de uma ideia do Professor Tinoco Luna, o Festival é uma promoção do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), tem como anfitrião o Grupo Teatral Frente Jovem e é uma realização da Prefeitura Municipal de Aracati.

Coordenação de Comunicação da Secretaria de Cultura do Ceará
imprensa@secult.ce.gov.br