Orcec celebra o 4ª aniversário do Cuca Barra

9 de setembro de 2013 - 10:51

Equipamento de política pública para a juventude da Prefeitura de Fortaleza, o Cuca Barra completa, em setembro de 2013, quatro anos de existência. A Orquestra Eleazar de Carvalho marca presença na comemoração, integrada à programação especial do projeto “Cuca Musical”, em concerto aberto ao público, no Cineteatro do Cuca Barra, dia 11 de setembro, às 19h. A regência é do maestro Paulo Leniuson.

Para o concerto, o programa prevê peças históricas da música, como “Divertimento Nº 1” e “Pequena Serenata Noturna”, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Influente compositor do período clássico, Mozart foi o autor de mais de seiscentas obras, sendo considerado uma das principais referências da música sinfônica, operística e camerística.

O repertório ainda trará obras bastante conhecidas do grande público, como “The Pink Panther Theme”, música tema do filme “A Pantera Cor de Rosa”, e “Baby Elephant Walk”, popularmente conhecida como “Passo do Elefantinho”. Ambas são composições do americano Henry Mancini. Descendente de italianos, ele teve uma carreira dedicada à produção de trilhas sonoras para cinema e televisão, sendo premiado e reconhecido internacionalmente.

Regente da noite, Paulo Leniuson iniciou seus estudos aos sete anos de idade na Catedral Metropolitana de Fortaleza, transferindo-se para o centro de formação de instrumentistas de cordas do SESI, sob a orientação do professor Vasquem Fermaniam. Em 94, concluiu o curso de bacharelado em música com habilitação em violino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a orientação do professor Yerko Pinto. Participou de master classes de violino com os professores Erich Lehninger, Ewe Kleber, Sidney Harth, Alexander Mandl e Elisa Fukuda.

Paulo Leniuson atuou ainda na classe de regência no Festival Eleazar de Carvalho nos anos de 2000, com o professor Hiroyuki Shimitzu, e 2001, com o professor Nelson Niremberg. Junto à Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, regeu diversos concertos entre 2009 e 2011, período em que a Orcec era regida por maestros convidados. Atualmente, atua como spalla e regente assistente da orquestra, além de cursar mestrado em Práticas Interpretativas Universidade Federal da Paraíba.

A Orquestra de Câmara Elezar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste concerto, conta ainda com o apoio da Rede Cuca, da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Mais informações:

AACC: 85 3252.3378