Em Guaramiranga: Festival Nordestino de Teatro continua nesta segunda-feira (09) com debate e mais cinco espetáculos

9 de setembro de 2013 - 10:29

Começa a Mostra Nordeste Universitária do FNT, uma das novidades desta edição comemorativa de 20 anos

Cinco espetáculos livres para todas as idades marcam a programação desta segunda-feira (09) no 20º FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. O Festival, que teve início no sábado, dia 07, continua até o próximo sábado 14, somando 35 espetáculos teatrais, shows, debates, oficinas, entre outras atividades gratuitas.

Grupo Ânima Teatro de Bonecos estará às 17 horas na Arena FNT com a peça “Mãe D’água”, como parte do FNT PARA CRIANÇAS / MOSTRA SESC. Com texto, direção e atuação de Cleomir Alencar e Tatiana Sousa, a peça é inspirada em contos, causos e lendas do imaginário popular tradicional, que apresenta o mistério delineado pela ingenuidade e imaginação. Conta a história de um menino curioso gostava de brincar no rio, quando podia e quando não podia, mesmo com a advertência de sua mãe. Numa noite ele vai ao rio, porém aquela não era uma noite comum, era a noite da Mãe D’água subir à superfície.

Na MOSTRA CEARÁ | FNT 20 ANOS, a Trupe ‘Caba de Chegar apresenta às 20h30, na Central de Artesanato, o espetáculo “Conversa de Lavadeira”, texto de Robson de Araújo, supervisão de Ana Marlene e direção de Murillo Ramos. O espetáculo conta a história da cobiça e apropriação do alheio de uma forma bem humorada, através de três lavadeiras que querem se dar bem a qualquer custo. Três mulheres guerreiras que buscam pequenas soluções para seus pequenos problemas, isentas de qualquer culpa no mundo sertão de suas vidas.

MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA

Nesta segunda-feira começa a MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA, que é uma novidade desta edição comemorativa de 20 anos do FNT. A mostra foi criada como um espaço de diálogo do Festival com a produção teatral das universidades e atores em processo de formação.

Às 19h a Cia Engenharia Cênica, da Universidade Regional do Cariri (URCA), apresenta “O Pequeno Príncipe” no Teatrinho Rachel de Queiroz. Às 22h, o Grupo No Barraco da Constância Tem! Do Instituto Federal do Ceará (IFCE) leva ao mesmo palco a peça intitulada “Espetáculo”. Já o Coletivo Senara, também do IFCE, estará no Centro Cultural C. Rolim, às 23h30 com a peça “Longe de Casa”.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Como parte do programa de Formação do FNT, pela manhã acontece o Debate da Mostra Nordeste, com a discussão em torno do espetáculo “Folclore na Cabaça”, apresentado na segunda-feira pelo Grupo Teatral Boca de Cena, de Sergipe. Os debatedores são: Abimaelson Santos Pereira (Mestre em Cultura e Sociedade e Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão), Fernando Yamamoto (um dos fundadores do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, do RN) e Marcelo Bones (ator, diretor e gestor cultural na área de teatro). O debate será às 10 horas no Mosteiro dos Capuchinhos.

O XX FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult – Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Patrocínio da Oi. Apoio do Oi Futuro e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Secretaria de Turismo. Parceria: SESC. Agradecimento: Coelce.

09|09 – SEGUNDA-FEIRA

10h – DEBATE | MOSTRA NORDESTE

Local: Sala 01 do Mosteiro

17h – FNT PARA CRIANÇAS | MOSTRA SESC [FORTALEZA]

Mãe D’água | Grupo Ânima Teatro de Bonecos

Local: Arena FNT

19h – MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA | URCA [CEARÁ]

O Pequeno Príncipe | Cia Engenharia Cênica

Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

20h30 – MOSTRA CEARÁ | FNT 20 ANOS [FORTALEZA]

Conversa de Lavadeira | Trupe ‘Caba de Chegar

Local: Central de Artesanato

22h – MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA | IFCE [CEARÁ]

Espetáculo | Grupo No Barraco da Constância Tem!

Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

23h30 – MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA | IFCE [CEARÁ]

Longe de Casa | Coletivo Senara

Local: Centro Cultural C. Rolim

SERVIÇO

XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Até 14 de setembro em Guaramiranga/CE. Contatos: (85)3321-1405, 8634-5960,agua@agua.art.br. Site: www.agua.art.br. Blog: www.xxfntguaramiranga.wordpress.com. GRÁTIS.