XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

29 de agosto de 2013 - 14:45

O XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, acontece de 7 a 14 de setembro de 2013, em Guaramiranga, Ceará, com 35 espetáculos teatrais, reisados, dramas, cortejo, shows e uma série de ações formativas. Toda a programação é gratuita.

Há 20 anos o movimento teatral do Nordeste via nascer um festival que iria marcar a história das artes cênicas da Região. Em Guaramiranga, cidade serrana cearense, com seus poucos mais de 5 mil habitantes, a cena era aberta aos participantes da primeira edição do Festival Nordestino de Teatro (FNT). O formato era “enxuto”, mas a ideia de focar na formação, no intercâmbio e na discussão sobre o pensar e o fazer teatral em toda a sua abrangência, já era bem trabalhada entre os sócio-fundadores da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), entidade realizadora, e instituições parceiras.

Duas décadas depois, o FNT se vê consolidado, com o seu nome bem marcado no currículo de diversas companhias teatrais dos nove estados nordestinos, não só pela participação em uma ou mais edições, mas principalmente pelos frutos gerados a partir das discussões nos debates sobre os espetáculos, nos encontros, como o de artistas pesquisadores, nas oficinas, nas trocas de experiências e no intercâmbio vivenciado também em conversas informais nos bares e cafés da Praça do Teatro Municipal e seu entorno.

SERVIÇO

XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 07 a 14 de setembro em Guaramiranga/CE. Informações: (85)3321-1405, (85)8634-5960 e agua@agua.art.br. Blog: http://xxfntguaramiranga.wordpress.com/ . GRÁTIS.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA DÉGAGÉ

Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage

85-3252.5401 / 9989.3913 (Eugenia) / 9989.5876 (Sônia)

degage@degage.com.br / www.degage.com.br