Theatro José de Alencar recebe inscrições para formação em cenografia, voz, dança e teatro

28 de agosto de 2013 - 13:17

O cearense Rodrigo Frota vive em Salvador, trabalhando na área das artes cênicas. De quarta a sábado, 28 a 31 de agosto, ele ministra uma oficina de cenografia no Theatro José de Alencar, de acesso gratuito, das 14h às 19h. É uma realização conjunta da Funarte e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Rodrigo Frota em formado em Artes Cênicas – Bacharelado em interpretação teatral pela Universidade Federal da Bahia – UFBA onde atualmente é aluno da pós-graduação (mestrado). Ele cursou seis semestres de Arquitetura e Urbanismo na Unifor, em Fortaleza. Em Fortaleza, concluiu o Colégio de Direção Teatral (1999-2001).  Em Salvador fez oficinas com J.C. Serroni, Pamela Howard, Hélio Eichebauer e Vera Hamburger. Em 2010, foi selecionado para assinar a cenografia no Núcleo do Teatro Castro Alves.
A oficina de cenografia é uma das atividades de formação no Theatro José de Alencar com inscrições abertas. A atriz e cantora Marta Aurélia conduz uma série de aulas abertas no âmbito do Laboratório de Voz, seu projeto de pesquisa. São dois encontros semanais, às terças e quintas, das 14h às 17h. Também ministra  abertas o bailarino Brino Correa. Ele mantém uma residência artística no TJA na área de dança, com foco no sapateado.
Ainda restam vagas para a Turma Manhã do Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT, cujas aulas terão início dia 3 de setembro. O CPBT tem duração de um ano letivo e termina com a montagem de um espetáculo. A Turma Noite está programada para iniciar o ano letivo em outubro. Com três turmas anuais, o CPBT é a mais regular atividade de formação sediada no TJA. Cada turma oferece 100 vagas para maiores de 15 anos. A Turma Noite é destinada para maiores de 18 anos.
Serviço
Oficina de Cenografia – 28 a 31 de agosto, 14h às 19h. Com Rodrigo Frota. Inscrições presenciais no TJA (sala de apoio da direção, com Rita). Grátis. Informações: 3101.2567
Laboratório de Voz – Aulas abertas duas vezes por semana, às terças e quintas, das 14h às 19h. Com Marta Aurélia. Grátis mediante doação de um livro (não-didático) para criança. Informações: 8818.2847 ou lavozcriativa@gmail.com
Residência Artística de Brino Correia/sapateado – Aulas abertas de iniciação e/ou aperfeiçoamento. Grátis. Informações: brinotap70@hotmail.com
Curso princípios Básicos de Teatro/CPBT – Inscrições abertas para as turmas Manhã (maiores de 15 anos) e Noite (maiores de 18 anos). Grátis para estudantes oriundos de escolas públicas. Para os demais, taxa de inscrição de R$ 30,00. Inscrições presenciais no TJA/biblioteca. Informações: 3101.2584, de terça à sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h.