Democratização do acesso ao livro

22 de agosto de 2013 - 14:11

A Secretaria da Cultura recebe nesta sexta-feira, dia 23, às 14h, prefeitos e secretários de cultura e educação de 43 municípios, que são beneficiados com o Projeto Agentes de Leitura.
No encontro, presidido pelo secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, serão debatidas ações do Projeto, como formação dos Agentes de Leitura, indicadores de resultados e impactos na contribuição para minimização da pobreza, promoção do livro e mediação da leitura para famílias que participam do Cadastro Único do Governo Federal.
Pioneiro no Brasil, o Projeto Agentes de Leitura do Ceará foi criado em 2006, pela Secretaria da Cultura , em parceria com o Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP. Abrange municípios do interior do Estado, considerados de grande vulnerabilidade social e tem a missão de promover a cidadania, a inclusão e o desenvolvimento sociais, por meio do incentivo à leitura por parte de famílias que são visitadas pelos agentes de leitura.
O Projeto Agentes de Leitura visa a democratização do acesso ao livro e a outros materiais de leitura e possibilita atividades de socialização de acervo bibliográfico (por meio de leituras e empréstimos) e de experiências de leitura compartilhada (rodas de leitura, contação de histórias e oficinas, dentre outras).