Mostra Entre Mundos abre o Encontros de Agosto 2013

19 de agosto de 2013 - 13:10

A mostra será aberta nesta segunda-feira (19) às 19h no Estoril, onde permanece até o dia 30 de setembro.

A arte de fotógrafos portugueses e cearenses estará em exposição na mostra ENTRE MUNDOS, que será aberta nesta segunda-feira, dia 19 agosto, às 19 horas no Estoril. A mostra marca a abertura do ENCONTROS DE AGOSTO 2013, promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.

O Encontros de Agosto é um festival realizado anualmente em Fortaleza para promover o encontro da fotografia cearense com a produção contemporânea brasileira e internacional nos campos da expressão e do conhecimento. Teve início em 2011, no mês em que se comemora o anúncio da invenção da Fotografia – são 174 anos em 2013. A terceira edição tem como tema “Memória e Construção do Conhecimento”. A coordenação é de Patricia Veloso.

Mostra ENTRE MUNDOS

A mostra ENTRE MUNDOS acontece em parceria com o festival Encontros da Imagem, de Braga, Portugal, com a curadoria de Ângela Berlinde. São 19 autores portugueses cujos trabalhos serão apresentados em projeção.

Os cearenses serão representados pelos fotógrafos Fernanda OliveiraGentil Barreira, JoOão Luis, Laís Pontes, Ruth Sousa e Tiago Santana, cujos trabalhos serão apresentados em projeção e exposição na galeria do Estoril.

Os autores portugueses na mostra: Alexandre Almeida, Ana Catarina, Ana Janeiro, Ana Telhado, André Principe, António Júlio Duarte, Bruno Santos, David Infante, Duarte Amaral Netto, Filipe Casaca, Inês d’Orey, Joana Castelo, João Henriques, João Paulo Serafim, José Carlos Nascimento, José Luís Neto, José Pedro Cortes, Luísa Ferreira, Mariana Viegas, Nelson d’Aires, Pauliana V. Pimentel, Paulo Catrica, Pedro Letria,Sandra Costa, São Trindade, Tiago Casanova, Tiago Silva Nunes, Tito Mouraz e Virgílio Ferreira.

“A projeção de FOTOGRAFIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, incorpora a maioria dos artistas ativos e procura realçar as tendências atuais da fotografia no nosso país. Sendo o universo da fotografia um território tão vasto torna-se complexo estabelecer um fio condutor resistente, entre um tão vasto número de autores. Porém, através de seis capítulos distintos julgamos ter desenhado uma narrativa compreensível com ligações tangenciais sempre que possível. Por razões várias o universo e mercado da fotografia portuguesa são extremamente limitados, quer por ausência de uma política estruturada por parte das instituições culturais, quer por um limitado número de colecionadores, públicos ou privados. Assim, o universo fotográfico português, da denominada fotografia de autor e com regular produção, limita-se a pouco mais de meia centena de artistas. Ao prepararmos este audiovisual demo-nos conta que existe uma forte tendência para a representação da paisagem e dos espaços que é evidenciado em três dos capítulos intitulados Anatomy’s landscape, Interior Places e Distant Horizons. Não temos uma teoria objetiva para explicar tal fenómeno, mas provavelmente existirá uma ligação à própria localização do território e à natureza de ser português” (trecho do texto de Angela Berlinde, curadora e diretora do festival Encontros da Imagem e Rui Prata, fundador do festival português).

OFICINA

No dia 24, às 15h, também no Estoril, será realizada a OFICINA DE FOTOGRAFIA DE CELULAR. Será ministrada por Deyvison Teixeira, Jarbas Oliveira, Gentil Barreira e Georgia Santiago. A inscrição será feita no local, no dia da oficina.

ENCONTROS DE AGOSTO – Mostra Entre Mundos. Promoção: Fórum da Fotografia – Ceará; Realização: Imagem Brasil e Instituto Cultural Anima;Apoio Cultural: Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, Embaixada de Portugal no Brasil, Sebrae CE, Coelce, Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará. Parceria: Ifoto, Programa de Pós graduação em Comunicação da UFC, Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil e  Encontros da Imagem Portugal.

SERVIÇO

Mostra ENTRE MUNDOS – Exposição de Abertura do Encontros de Agosto 2013 no dia 19de agosto, às 19 horas, no Estoril. A mostra permanece no local para visitação até o dia 30 de setembro. Visitação: 3ª a sábado, das 16h às 21h; domingo, das 16h às 19h.OFICINA DE FOTOGRAFIA DE CELULAR – Dia 24, às 15h, no Estoril. inscrição no local, no dia da oficina. Informações: 85-3261.0525 (Encontros de Agosto). www.encontrosdeagosto.net. Programação gratuita.