Resultado do I Concurso Orcec para Jovens Compositores Cearenses

6 de agosto de 2013 - 14:59

As três composições premiadas serão registradas no próximo CD da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, bem como lançadas oficialmente em concerto ainda em 2013.

A Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC) divulgou, na tarde desta segunda-feira, 5, o resultado do I Concurso Orcec para Jovens Compositores Cearenses. O primeiro lugar ficou com a peça “A Morte de Iracema”, de Marcos Paulo Miranda Leão dos Santos, enquanto o segundo lugar foi “Deus Ex Machina”, de Caio Menezes Facó, seguida por “Nereidas”, de Pedro Gustavo de Sousa Rocha, premiado com o terceiro lugar. O objetivo do concurso foi estimular a produção artística no âmbito do desenvolvimento da música de concerto no Ceará.

Os vencedores farão jus a um certificado da Orcec. As peças serão gravadas no próximo CD da orquestra e lançadas oficialmente em concerto ainda na atual temporada. A banca examinadora foi composta de três músicos de reconhecida competência, indicados pela Comissão Artística Colegiada.

Para o maestro Arthur Barbosa, existe uma lacuna muito grande a ser preenchida no Brasil no que diz respeito a concursos que estimulem as jovens mentes criadoras de música acadêmico-orquestral. “Na Europa e nos Estados Unidos, assim como a pesquisa cientifica é bastante incentivada, também há preocupação em dar oportunidades para que os jovens criadores de arte sejam conhecidos pelo que fazem, proporcionando, por meio de concursos e mostras, oportunidades ímpares para o fomento da criação”, destacou.

O regente, que também é compositor reconhecido internacionalmente, considera esse um caminho importante a ser seguido no âmbito da música de concerto cearense. “Nós decidimos promover o concurso para que jovens do Estado do Ceará que desenvolvem trabalhos com composição tenham uma oportunidade real de mostrar seu trabalho, sentindo-se valorizados. O Ceará, berço de Alberto Nepomuceno, Paurillo Barroso e Eleazar de Carvalho, nos brindará com novos talentos e este concurso dá oportunidade ao público de conhecer esta nova geração de artistas criadores”.

Os certificados serão entregues aos vencedores no próximo dia 29 de agosto, durante o concerto da Série Oficial, às 19h30min, no Palco Principal do Theatro José de Alencar. A Orcec é uma ação da AACC, com o apoio do Governo Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Mais informações

AACC: 85 3252.3378

Roberto César Lima: 85 8828.6405