TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará realiza em agosto Encontro de Narrativas para a Infância

30 de julho de 2013 - 14:52

O TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que acontece anualmente em outubro, realiza em agosto o Encontro de Narrativas para a Infância, que reunirá nomes locais e nacionais em torno das artes para a infância. Será de 08 a 11 de agosto e 14 e 15 do mesmo mês, na Vila das Artes e no Teatro Universitário. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do TIC: www.festival-tic.com.

As atividades serão ministradas por Miguel Vellinho, Mestre em Teatro e professor assistente do curso de Ensino de Teatro da UNIRIO, e Karen Acioly, diretora, autora e atriz, reconhecida principalmente por seu trabalho voltado aos públicos infantil e infanto-juvenil.

A ideia é criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre artistas das artes cênicos e de outras linguagens. Com isso, espera-se ampliar o “repertório” dos partícipes, quebrando velhos paradigmas e abrindo novas perspectivas de forma intersetorial. O Encontro tem o objetivo de compartilhar e discutir as diferentes formas do narrar para crianças, suas subjetividades, estéticas, dramaturgias e poéticas, associadas à produção artística e às práticas socioculturais.

É uma promoção da (SECULT/ CE) e Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Patrocínio: COELCE. Apoio Cultural: SECULTFOR, Vila das Artes, Teatro Universitário e Pavilhão da Magnólia. Realização: Invento Produções Culturais e Seara de Desenvolvimento e Cultura.

OFICINAS

Serão duas oficinas no Teatro Universitário: “Os Desafios do Teatro Infanto-juvenil”, com Miguel Vellinho, de 9 a 11 de agosto (20 horas/aula para no máximo 20 alunos, no Teatro Universitário), e “Dramaturgia para crianças e toda a família”, com Karen Acioly, no dia 15 de agosto.

A oficina “Os Desafios do Teatro Infanto-juvenil”, funcionará como um laboratório de experimentações em torno dos dois textos de Susanne Lebeau, autora canadense, especialista em Teatro Infantil e que tem provocado avanços consideráveis ao manusear temas até então considerados tabus no panorama do universo infantil. A partir de debates sobre as questões levantadas pelos textos, a oficina atuará sob dois eixos: teórico e prático.

PALESTRAS E MESAS-REDONDAS

Um dia antes de cada oficina, o professor ministrará uma palestra na Vila das Artes, a fim de otimizar sua presença e oportunizar o acesso a informações para aqueles que não puderem cursar as oficinas. As palestras introduzirão as discussões em torno dos processos criativos da arte para crianças por meio de mesas-redondas. Cada mesa reunirá quatro criadores/ pensadores de diferentes linguagens.

O TIC – FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL

Com o tema “Um mundo de possibilidades” o TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará chega à terceira edição de 05 a 13 de outubro em Fortaleza, Sobral e Icapuí. O festival tem a ideia de colocar o teatro infantil como uma opção responsável de diversão e lazer para todas as idades. Em breve serão anunciados os espetáculos que irão compor a terceira edição. Além dos nacionais selecionados, o TIC terá atrações internacionais convidadas, como a companhia Sienta la Cabeza, de Barcelona, Espanha, com um espetáculo de esculturas de cabelo ao som de DJ.

A 3ª edição do TIC apresentará também outras linguagens além da arte de encenar, como audiovisual, artes visuais, dança, música e literatura. Será uma intensa programação gratuita para o público em geral, com sessões exclusivas para escolas públicas municipais.  Além de apresentações, o festival terá atividades de formação, como oficinas e residências. A expectativa de público é de 20 mil pessoas, sendo 8 mil de alunos de escolas públicas. O principal intuito é conquistar novas plateias.

PROGRAMAÇÃO

OS DESAFIOS DO TEATRO INFANTO-JUVENIL

 

Dia 08 (18h30 às 21h30)

Palestra de Miguel Vellinho

Mesa-Redonda com Ednéia Tutti (arte-educação), Samya de Lavor (teatro), Tâmara Bezerra (contação de história) e Tércia Montenegro (literatura).

Local: Vila das Artes.

 

Dias 09 e 10 (8h às 12h e 14h às 18h) e 11 (8h às 12h).

Oficina de Miguel Vellinho. Máximo: 20 alunos.

Local: Teatro Universitário

 

DRAMATURGIA PARA CRIANÇAS E TODA A FAMÍLIA

Dia 14 (18h30 às 21h30)

Palestra de Karen Acioly

Mesa-Redonda com Flávio Paiva (literatura), Sabina Colares (audiovisual), Carlos dos Santos e Mônica Maciel (dança), Larissa Montenegro e Samanta Sanford (teatro).

Local: Vila das Artes

 

Dia 15 (8h às 12h e 14h às 18h)

Oficina de Karen Acioly. Máximo: 20 alunos.

Local: Teatro Universitário

 

SERVIÇO

Encontro de Narrativas para a Infância – De 08 a 11 de agosto e 14 e 15 do mesmo mês, na Vila das Artes e no Teatro Universitário. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do TIC: www.festival-tic.com. Informações: (85)3048-6077.