Orcec celebra a arte no X Festival Música na Ibiapaba

26 de julho de 2013 - 11:08

Abrigar música, educadores e educandos de música e o público em geral, numa celebração que transforme a região em um laboratório vivo para vozes e instrumentos veiculadores da arte musical. O objetivo do Festival Música na Ibiapaba vai ao encontro do que propõe a Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC) com o projeto que mantém ativa, desde 1996, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec).

Em sua décima edição, o Festival Música na Ibiapaba preparou uma grande programação contemplando os eixos artístico e pedagógico. No primeiro, a Orcec marca presença, ao se apresentar terça-feira, 30, no Palco da Igreja do Céu. No mesmo dia, apresentam-se o grupo Roda de Som e os alunos do festival, que mostram o aprendizado adquirido.

Sob a regência do maestro Arthur Barbosa, a Orcec levará ao festival repertório variado, com as peças “Pequena Suíte” para Orquestra de Cordas, de Carl Nielsen, “Suíte Capriol”, de Peter Warlock, além das composições do próprio Arthur Barbosa, “Suíte Scarpin”, “Toada e Desafio” e “Recuerdos Nº 1”.

O X Festival Música na Ibiapaba acontece de 27 de julho a 3 de agosto, em Viçosa do Ceará, uma produção da Secretaria da Cultura do Ceará. O Festival, que ano a ano vem se consolidando como um espaço de formação e valorização da produção musical brasileira, homenageia nesta edição o poeta e compositor Vinícius de Moraes, o cearense Lauro Maia, centenários e os 150 anos do mestre Ernesto Nazareth.

Entre os objetivos do encontro estão: fomentar o aprendizado, o intercâmbio de experiências e a formação de parâmetros crítico-avaliativos da música popular; estimular a prática musical ampla, ligada à pesquisa e às novas correntes do fazer musical; promover o aperfeiçoamento de estudantes e professores de música, estimulando-os à criação de variadas formações musicais como orquestras jovens, bandas, corais, grupos de música instrumental e/ou vocal e outros; proporcionar o intercâmbio com instituições musicais de outros estados e países; repercutir para além dos limites das salas de aula, buscando a inserção do Festival na comunidade

A programação contempla dois eixos – artístico e pedagógico. Com isso, são destaques nomes como da cantora brasileira Leny Andrade, do violinista e arranjador Ricardo Herz, do grupo Caninga Trio(RN), formado em março de 2006 por três professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra-Croatá/Ceará, principal fruto das atividades do Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte de Croatá e Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Mais informações:

www.secult.ce.gov.br