Conferências Municipais de Cultura encerram dia 11 de agosto

10 de julho de 2013 - 15:32

Durante a IIII Conferência Municipal de Cultura de Pacatuba, encerrada hoje, com a presença de mais de 150 pessoas, o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, reforçou a importância da participação popular no debate da agenda pública “e a cultura faz parte dessa agenda, pois é um tema que vai muito além do pensar e fazer arte”, disse. Pinheiro citou como exemplo as ações dos Pontos de Cultura, programa do Ministério da Cultura, em parceria com o governo do Estado, que tem possibilitado ações da área de formação e fomento a economia local. O secretário destacou ainda a importância da criação do Conselho, do Plano e do Fundo Municipal de Cultura, que possibilitará aos municípios a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, “que será determinante para que os municípios tenham acesso a verbas e programas do governo federal direcionados à Cultura”.

Em 17 de abril o Ministério da Cultura publicou a portaria que convoca a realização da Conferência Nacional de Cultura e autoriza as etapas estaduais e municipais da conferência. A SECULT disponibilizou uma equipe que está à frente da organização da III Conferência Estadual de Cultura e vem acompanhando o processo de realização das etapas municipais. Dentro deste mesmo esforço, desde o dia 27 de junho a equipe participa das etapas municipais, como observador e palestrante – conforme agendamento prévio e condições logísticas. Dos 184 municípios do Ceará, 109 já realizaram ou realizarão suas conferências e das 50 conferências realizadas até o momento, a equipe esteve presente em 64% delas.

O prazo para realização das conferências municipais é até o dia 11 de agosto, após esse prazo haverá um trabalho técnico de organização das propostas para debate e votação na etapa estadual, a se realizar nos dias 11, 12 e 13 de setembro. Estas etapas culminarão na III Conferência Nacional de Cultura, que ocorrerá de 26 a 29 de novembro, em Brasília.

Reforçamos a importância da participação de todos neste momento de debate sobre as políticas públicas para a cultura. Acompanhe o calendário divulgado no site.