Lançamento do livro “Dolores Feitosa – Resiliente como a caatinga”

2 de julho de 2013 - 16:04

No dia 19 de julho, acontece o lançamento do livro “Dolores Feitosa – Resiliente como a caatinga”. O evento tem início às 19h30, no Ideal Clube. A obra foi publicada através do II Edital Mecenas, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com o apoio da Coelce.

Uma história de resistência frente às dificuldades da vida, mas também de muitas lutas na área da Cultura, Ecologia e Museologia. Este é o fio que conduz a narrativa biográfica.

Sobre Dolores Feitosa

No auge de seus 89 anos, Dolores Feitosa continua ativa dando sua contribuição cidadã, seja por meio de atividades ligadas à educação patrimonial, cultura, ecologia, seja pela paleontologia através da Fundação Bernardo Feitosa no Museu Regional dos Inhamuns. Sua atuação está além das paredes do Museu, pois viaja com frequência para participar de seminários, encontros e conferências nacionais, levantando bandeiras importantes como a defesa da cultura popular, da justiça social, do semiárido, do bioma caatinga e do turismo científico na Região dos Inhamuns.

A história de Dolores Feitosa começa em Sobral e chega a Tauá, onde a ambientalista e o marido, Joaquim Feitosa, criaram a Fundação Bernardo Feitosa, que está em atividade há 21 anos. Em Fortaleza, o casal foi um dos pioneiros no movimento ambiental cearense. “A principal causa de Dolores Feitosa sempre foi o social, por isso não consigo rotulá-la. Vemos a atuação dela, por exemplo, defendendo os direitos da população se manifestar nas ruas contra a Ditadura Militar, depois se aprofundando nas questões ambientais como a implantação do Parque Adahil Barreto”, explica Luiza Helena Amorim.

Serviço

Lançamento do Livro “Dolores Feitosa – Resiliente como a caatinga”

Data: 19 de julho

Horário: 19h30

Local: Ideal Clube