Concerto e oficinas marcam retorno de bolsistas do Projeto Briançon

2 de julho de 2013 - 15:37

Os jovens instrumentistas cearenses estudaram durante um ano letivo no conservatório francês, com patrocínio da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará.

Depois de dez meses estudando, ouvindo, respirando música erudita na França, os quatro atuais bolsistas do Projeto Briançon, Tempo de Brasil retornam a Fortaleza com o diploma de Fim de Estudos Musicais do Conservatório de Briançon nas mãos. Para marcar o retorno, no dia 06 DE JULHO (SÁBADO)Jady Oliveira (violino/Fortaleza), Adylson Martins (clarinete/Sobral), Watson Nascimento (violino/Itapipoca) eMateus Farias (flauta transversa/Fortaleza) apresentam concerto às 19h30 e ministram oficinas pela manhã. A programação será no Centro de Ensino Musical Hulda Lage, no bairro Guararapes, com acesso gratuito.

Jady, Adylson, Watson e Mateus viajaram para a França em setembro de 2012, para o ano letivo 2012/2013, retornando a Fortaleza na véspera do concerto. No Ceará, os quatro instrumentistas vão dar continuidade aos estudos e à carreira musical. Mateus Farias é aluno de Bacharelado em Flauta do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jady Oliveira é aluna de Licenciatura em Música e integrante da Orquestra Sinfônica da UECE, Adylson Martins é professor na Escola de Música de Sobral e Watson Nascimento é professor no projeto Unisol, em Itapipoca.

CONCERTO E OFICINAS

O concerto terá a participação especial dos pianistas Leonardo Torres, Michelle Lucena e Nelma Dahas. Pela manhã, das 9 às 12h, os quatro bolsistas ministram oficinas de seus respectivos instrumentos. Podem participar estudantes de violino, flauta e clarinete de níveis diversos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local ou por telefone até sexta-feira. São 20 vagas para violino, 10 vagas para flauta e 10 para clarinete.

O PROJETO BRIANÇON, TEMPO DE BRASIL

Anualmente, professores do Brasil e da França realizam as audições e entrevistas com jovens instrumentistas do Ceará para a seleção de quatro bolsistas do projeto Briançon, Tempo de Brasil, que é patrocinado pela Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. Durante um ano letivo, os selecionados têm a oportunidade de concluir os estudos no conservatório, localizado na cidade de Briançon, na região dos Haute-Alpes, na França. Lançado em 2006, numa iniciativa do violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, o projeto já encaminhou, para a instituição de ensino francesa, 19 jovens dos municípios de Fortaleza, Iguatu, Pindoretama, Maranguape, Tianguá, Várzea Alegre, Sobral e Itapipoca.

Na França, o projeto tem a parceria do Conservatório de Briançon e apoio da Associação de Pais e Alunos da instituição francesa (APEC) e a Comunidade de Municípios da Região de Briançon. No Brasil, tem o apoio da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) e a parceria da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que dá o suporte na realização do processo seletivo local.

OS PRÓXIMOS BOLSISTAS

Em setembro próximo, mais quatro bolsistas seguem para estudos no Conservatório de Briançon, para o ano letivo 2013/2014. O novo convênio foi assinado dia 20 de junho entre a Casa Civil e a APICE, que já deu unício aos preparativos para aquisição do visto francês. Os novos bolsistas são: Acaiam Sales Lima (violoncelo), Ana Beatriz Drummond (violino), Matheus Leite Machado (violino) e Jonatas Gaudêncio (clarinete). Este ano, o projeto conta com a parceria da Aliança Francesa, que deu bolsa integral aos instrumentistas para o curso intensivo de julho.

SERVIÇO

Concerto do Projeto Briançon, Tempo de Brasil – Dia 06 de julho (sábado), às 19h30 no Centro de Ensino Musical Hulda Lage (Rua Jornalista Cesar Magalhães 721, Guararapes. Próximo ao Museu do Automóvel). Com os bolsistas Jady Oliveira e Watson Nascimento (violino), Adylson Martins (clarinete) e Mateus Farias (flauta transversa). Participação especial dos pianistas Leonardo Torres, Michelle Lucena e Nelma Dahas. Pela manhã os quatro bolsistas ministram oficinas de seus respectivos instrumentos. Inscrições para as oficinas até sexta-feira, dia 05. Informações: (85)3278-7405, 8840-2425 (oi) e 8866-1431 (vivo). Oficinas e Concerto com acesso GRATUITO.

LINK – VÍDEO DOS BOLSISTAS EM BRIANÇON:

http://www.youtube.com/watch?v=WR5LaZitPCA

No vídeo: Mateus Farias – Flauta transversa; Watson Nascimento – Violino; Jady Oliveira – Violino; Adylson Martins – Clarinete baixo; interpretendo Asa Branca no Conservatório de Briançon.