A dança ganha os palcos dos teatros de Fortaleza

2 de julho de 2013 - 14:14

Nesta segunda, feira, 1, foi aberto o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Intinerante do Ceará 2013, no teatro do shopping Via Sul, que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual da Cultura. Em seguida, o festival segue em outras locações, passando pelo Theatro José de Alencar, teatro do Colégio 7 de Setembro e teatros dos shoppings Benfica e North Shopping de Fortaleza e de Maracanaú.

Durante a abertura, o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, destacou o nome do bailarino Hugo Bianchi , como um dos ícones mais importantes da Dança no estado. Pinheiro disse ainda que eventos como a Fendafor proporcionam maior visibilidade à produção local e estimula novos mercados de trabalho, estimulando a circulação (espetáculos, cursos, palestras e vídeos) em Fortaleza e cidades do interior do Ceará onde acontece o Fendafor Itinerante.

A diretora do evento, bailarina Janne Ruth, fez um agradecimento especial ao secretário, “desde o início desta gestão eu sempre encontrei as portas abertas para a Dança, assim agradeço ao companheiro Professor Pinheiro, um entusiasta e incentivador da nossa Cultura, e ao nosso ilustre governador Cid Gomes”, enfatizou.

O Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará hoje é o 5º maior do Brasil e o maior em Ação Social. Tem como foco principal um programa de formação pedagógica para bailarinos, pensadores, produtores culturais, Mostra de Dança e circulação de espetáculos em cidades do interior do Ceará.