SECULT FAZ DOAÇÃO DE 11.626 LIVROS

28 de junho de 2013 - 11:41

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará fez doação de 11.626 títulos nos últimos doze meses, beneficiando cerca de 65 pessoas e entidades. Os livros foram doados para pessoas, entidades e bibliotecas de instituições como Academia Cearense de Letras, Academia Cearense de Medicina, Associação Brasileira de Bibliófilos, Associação Cearense de Imprensa, Instituto do Ceará, Tribunal de Justiça, Unilab, Unifor e UECE, além de várias outras.

Tendo em vista a política de democratização do livro e de incentivo à leitura, conjugada a uma ação de valorização da cadeia produtiva do livro no Estado, a Secult, por intermédio da Coordenação de Política de Livro e Leitura (COPLA), tem apoiado sistematicamente a edição de obras de autores cearenses e efetuado a aquisição de publicações, junto às editoras locais.

Tais aquisições, nos diferentes gêneros literários, têm sido doadas, para atualização dos acervos da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais e Comunitárias (composta por 194 bibliotecas) e do Projeto Agentes de Leitura, programa com atuação em 43 municípios.

No caso específico da Secretaria Estadual da Justiça, foram repassados, no mês de junho deste ano, kits com cerca de 1.629 exemplares, para dez unidades penitenciárias do Sistema Carcerário do Ceará. Mais do que complementar o acervo das bibliotecas dessas unidades de privação da liberdade, possibilitando um maior acesso dos detentos ao livro e incentivando a prática da leitura, a Secretaria da Cultura assina, nos próximos dias, convênio com a Secretaria da Justiça, visando o cadastramento de todas essas bibliotecas. Com isso elas passarão a integrar a Rede de Bibliotecas Comunitárias do Estado, o que lhes assegurará doações sistemáticas de livros e sua inclusão em ações de formação, como cursos, oficinas e palestras.

Mais informações

Coordenação de Política do Livro e Leitura /COPLA

3101.6794

Confira entidades que receberam as doações

Confira doações para o Sistema Carcerário do Ceará