Mapeamento da Produção das Artes Visuais do Ceará estarão disponíveis em um Portal

14 de junho de 2013 - 12:50

Cerca de 1/3 do levantamento sobre a produção das artes visuais do estado do Ceará já está registrada. A informação é do curador e crítico de arte Paulo Klein, membro da Associação Francesa de Críticos de Arte, que vem trabalhando em projeto contemplado pelo Edital de Incentivo às Artes de 2011, e que pretende fazer um mapeamento de toda a produção das artes visuais cearenses.

Klein foi recebido nesta sexta-feira, 14, pelo secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, quando fez uma reflexão prévia do material e dos artistas que tem visitado. “Minha relação com a produção do Ceará é muito antiga, com passagens pela arte popular, foto, cinema e as técnicas de cinema e fotografia expandidos, mas a cada volta eu me impressiono com a qualidade do que aqui é produzido”, diz. Neste momento, o curador está focado na produção da arte contemporânea, visitando ateliês e conversando com artistas, alguns ainda desconhecidos do grande público, e outros renomados como Zé Tarcísio e Estrigas.

De acordo com o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, o objetivo deste trabalho é que ao final possamos ter um mapeamento dessa produção e permitir que outros artistas e público em geral tenha acesso a estas informações, que serão disponibilizadas em um portal até o final do ano, que terá uma monografia de Paulo Klein sobre este estudo.

Conforme informou o artista plástico e coordenador do projeto da Pinacoteca do estado, presente à reunião, Carlos Macedo, outra ideia discutida no encontro foi o lançamento de uma coletânea em quatro volumes, com o registro da produção da arte contemporânea, popular, fotografia e cinema expandidos, além de um histórico dos clássicos das artes visuais no Ceará.

Paulo Klein desenvolveu a atividade de crítico de arte a partir da década de 70, quando trabalhava como editor de Arte e Cultura no Diario do Grande ABC, época em que ingressou na APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e passou a colaborar com o jornal Folha de São Paulo. Hoje é crítico de Artes Visuais e de Cultura filiado à Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), seção brasileira da Association Internationale des Critiques d’Art (AICA), filiada à UNESCO.

 

Coordenação de Comunicação da Secretaria de Cultura do Ceará
(85) 8878 8805
(85) 9608 5822