Pianíssimo: TJA 103 Anos

12 de junho de 2013 - 16:28

Theatro José de Alencar completa 103 anos dia 17 e recebe o público com piano à entrada do teatro dias 16 e 17 para concertos e recitais em distintos formatos

Mantido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura, o Theatro José de Alencar completa 103 anos dia 17 de junho. A programação do aniversário de 103 anos do Theatro José de Alencar foi aberta dia 2 último com o duo francês Daniel Mille (acordeón) e  Stéphane Chausse (clarineta) na série Músicas do Mundo, uma ação conjunta da Aliança Francesa de Fortaleza, CCBNB e TJA. Segue ao longo do mês, com foco, sobretudo, na chamada música de concerto. “Na história mais recente do TJA, é a primeira vez que, na programação de aniversário da instituição, recitais e concertos dão o tom da

programação”, diz Izabel Gurgel, diretora do Theatro José de Alencar.

TJA tem regularmente mais de 10 recitais e concertos por mês

“É uma onda crescente. Ampliamos a programação do TJA no que se refere a recitais e concertos, principalmente nos últimos três anos. As orquestras Eleazar de Carvalho e Sinfônica da Uece, por exemplo, fazem agora, regularmente, cinco e duas apresentações mensais, respectivamente. Ou seja, começamos o mês com sete apresentações musicais com repertórios de excelência. O básico em concertos e recitais no TJA inclui também o programa da Casa de Artes da UFC, sob a responsabilidade do pianista e professor Vitor Duarte.  As três organizações trabalham com programação local, nacional e internacional”, explica a diretora. Todas elas de acesso gratuito.

Em 2013, por exemplo, o TJA recebeu o jovem violinista francês Frederic Pelassy, o citado duo francês que abriu a temporada de junho, entre outras atrações do exterior. Da cena nacional, citamos o violinista italiano Emanuelle Baldini, que integra a Orquestra Sinfônica de São Paulo, solista convidado do concerto em que a Eleazar de Carvalho se apresentou, em maio último, no formato sinfônico recebendo a atuação voluntária de mais de vinte músicos de outras formações do Ceará, como as bandas de música do Colégio Piamarta e  da Base Aérea de Fortaleza. Experimenta-se também: a direção do TJA sugeriu e o maestro Arthur Barbosa topou na hora o concerto da Eleazar de Carvalho com djs convidados, em janeiro último, recebendo a dj Renatinha e o coletivo Fertinha.

“Há todo um trabalho a ser feito, desde dar base institucional para várias das formações que atuam no Ceará à criação de público para o calendário de rotina das apresentações. Uma cena que se repete sempre em caso de lotação esgotada: as pessoas dizendo que querem entrar porque é uma oportunidade única, que nunca tem concerto em Fortaleza. Só no TJA são mais de dez por mês. A maioria deles de acesso gratuito. Claro que poderíamos ter muito mais se pensarmos só nas possibilidades locais: solistas, duos, quartetos, quintetos; cantores e músicos.  Um número que cresce se pensarmos que, talvez mais rotineiramente que nos outros segmentos, a chamada música de concerto acontece em um circuito marcado pelas trocas e intercâmbios, com outras cidades, com outros estados, com outros países”, diz a diretora do TJA.

Dias 16 e 17: aprendizes e mestres juntos em uma programação para todas as idades

Os recitais e concertos dos dias 16 e 17 têm distintos formatos. Desde apresentações curtas de solistas, como é o caso dos quatro cantores que interpretam várias verões da Ave Maria no dia 17 às 18h, a programas que mesclam mais de uma formação, como é o caso do concerto da Sinfônica da Uece – Série Concertos de Câmara domingo, dia 16, às 18h, quando o maestro Alfredo Barros apresenta o Grupo Siara, o Quinteto de Metais da Sinfônica por ele regida e o duo formado pela pianista Michele Lucena e o clarinetista Jonatas Gaudêncio.

A programação tem desde música da tradição popular do Nordeste brasileiro, como a Ave Maria de Luiz Gonzaga, a árias de ópera e peças que cruzam a história da música, desde o barroco da Europa da Idade Média. Apresentam-se mestres e aprendizes, como as crianças que cantam sob a regência de Valéria dos Anjos no Coral Infantil do Colégio Master.  “A programação se coloca como um reconhecimento aos que fazem da música um modo de viver em Fortaleza, no Ceará. E também um gesto de delicadeza para a cidade, daí o nome Pianíssimo. Um piano à entrada do TJA receberá desde quem tem menos de 8 aos que têm mais de 80”, diz Izabel Gurgel.

Solistas, coros e orquestras – grátis

Domingo, 16 de junho, a partir das 11h

Segunda, 17 de junho, a partir das 9h

Grátis. Acesso por ordem de chegada

Livre para todas as idades

Apoio: Casa de Artes da UFC

domingo, 16 de junho

11h no palco principal: Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Regência: Paulo Leniuson – Duração: 50min / 750 lugares

14h, 15h, 16h e 17h: Visita Guiada ao Jardim do TJA

Duração: 40min

16h no saguão: Orquestra Sinfônica da Uece – Série Concertos de Câmara apresenta Quinteto de Metais, Grupo Siara e duo Michele Lucena (piano) e Jonatas Gaudêncio (clarineta) – Duração: 45min