Cine Ceará prorroga inscrições até 20 de junho

11 de junho de 2013 - 11:45

A Associação Cultural Cine Ceará, que organiza o festival ibero-americano que acontece em Fortaleza, amplia o prazo para inscrições até 20 de junho. Assim, os interessados em concorrer na 23ª edição do Cine Ceará ganham mais duas semanas de prazo para inscreverem seus filmes. O regulamento completo do festival e a ficha estão disponíveis no site http://www.cineceara.com.

Concorrem ao troféu Mucuripe longas-metragens ibero-americanos e curtas-metragens brasileiros. Entre os filmes de longa duração, aquele escolhido como o melhor da competição leva um prêmio de U$10 mil (dez mil dólares).

23ª edição

Este ano, por causa da Copa das Confederações, o Cine Ceará mudou de data e será realizado no segundo semestre, entre 7 e 14 de setembro. Também de casa nova, o festival acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O 23° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura; da Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio da Secretaria de Cultura; e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A Oi patrocina o Cine Ceará, que ainda conta com o apoio cultural do Oi Futuro.

Concorrem ao Troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias longa-metragem (divididos em filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e curta-metragem (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica).

Os curtas-metragens deverão ter sido realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos e devem ter até 20 minutos de duração. Deverão ainda ser obras concluídas a partir de janeiro de 2012, que não podem ter participado de processos seletivos nas edições anteriores do Cine Ceará. Os longas-metragens deverão ter duração mínima de 70 minutos e terem sido finalizados a partir de 2011 por produtores e/ou diretores de países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha, em formatos profissionais.

Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de US$ 10 mil. Haverá ainda a entrega do troféu Mucuripe de melhor curta da mostra Olhar do Ceará, para o qual haverá um júri de estudantes das universidades de Fortaleza.

Inscrição de Filmes para o Cine Ceará 2013

De 7 de maio a 7 de junho – prorrogada até 20 de junho